O Aquífero Alter do Chão ou Sistema Aquífero Alter do Chão, é um aquífero localizado sob os estados do Pará, Amapá e Amazonas, constituindo um complexo e heterogêneo, com significante anisotropia, de modo que seus parâmetros hidráulicos apresentam uma ampla variação horizontal e vertical.
Informações já divulgadas estimam em cerca de 480 mil km2 a área do aquífero, e em mais de 500 metros, a espessura dos litotipos integrantes das rochas sedimentares, com capacidade de armazenamento de água, na estratigrafia descrita do pacote de sedimentos.
Considerado o maior reservatório subterrâneo de água doce do planeta, o Aquífero Guarani possui cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, estendendo-se desde a Bacia Sedimentar do Paraná até a Bacia do Chaco–Paraná, estando presente em quatro países da América do Sul: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.
Com águas cristalinas, Alter do Chão, no Pará, é o Caribe da Amazônia | Pará | G1. A praia de Alter do Chão está entre as dez mais bonitas do Brasil. O acesso à vila é feito de barco ou avião até Santarém, oeste do Pará. O lugar é lindo e encanta brasileiros e estrangeiros.
O Sistema Aqüífero Grande Amazônia – SAGA compreende unidades litoestratigráficas posicionadas do Eo-Neo Cretáceo à Era Cenozóica que ocorrem, no Brasil, nas bacias do Marajó, Amazonas e Solimões e Acre, todas na região amazônica, e, talvez, até nas bacias sub-andinas.
O aquifero Saga, localiza-se boa parte no Brasil, em 6 estados : Acre, Rondonia, Amazonas, Roroima, Pará e Amapá .
Considerado o maior do mundo, o aquífero Alter do Chão é o maior em extensão de água e compreende a região do Amazonas, Pará e Amapá.
Durante a infiltração, uma parcela da água sob a ação da força de adesão ou de capilaridade fica retida nas regiões mais próximas da superfície do solo, constituindo a zona não saturada. Outra parcela, sob a ação da gravidade, atinge as zonas mais profundas do subsolo, constituindo a zona saturada (figura 2.
As águas subterrâneas são identificadas em dois tipos: o freático e o artesiano. O mundo enfrenta grandes problemas relacionados à escassez de água. ... A segunda é denominada de zona saturada, nesse caso a água se encontra armazenada em grande quantidade, formando uma espécie de rio subterrâneo.
São verdadeiros reservatórios subterrâneos de água formados por rochas com características porosas e permeáveis que retém a água das chuvas, que se infiltra pelo solo, e a transmitem, sob a ação de um diferencial de pressão hidrostática, para que, aos poucos, abasteça rios e poços artesianos.
Resposta: Um aquífero é uma formação ou grupo de formações geológicas que pode armazenar água subterrânea. São rochas porosas e permeáveis, capazes de reter água e de cedê-la. Esses reservatórios móveis aos poucos abastecem rios e poços artesianos.