Algum tempo depois do Esmagamento de Konoha ter falhado, seus membros foram promovidos a cargos do governo em Sunagakure: Gaara se tornou o Kazekage, enquanto Temari e Kankurō foram promovidos ao posto de jounin.
Não há nenhuma informação sobre o(s) filho(s) ou filha(s) de Hashirama... o Kishimoto-sensei nunca nos revelou nada sobre seus filhos... o que eu posso lhe dizer é q o pai ou a mãe de Tsunade tbm é filho(a) de Mito Uzumaki, fazendo com q ele(a) seja do Clã Senju e Uzumaki... quem sabe poderemos obter maiores ...
O personagem teve seu cabelo completamente estragado por Kishimoto no novo anime, a exemplo do que aconteceu com Naruto, e no caso dele, fãs até brincavam que ele tinha virado emo ou que parecia com o cabelo de Agostinho Carrara, da Grande Família.
Nascido como um jinchuuriki, Gaara ganhou imensas reservas de chakra de Shukaku e resistência. Seu chakra também foi observado por Kiba Inuzuka como sendo muito forte. Assim, ele pode usar muitas técnicas derivadas de chakra, por vezes, em rápida sucessão, antes de ficar exausto. Apesar da remoção de Shukaku de dentro dele, as reservas de chakra de Gaara permaneceram poderosas, como ele foi o único dos Cinco Kage que não mostrou sinais de baixas reservas de chakra ao longo de toda a Quarta Guerra Mundial Shinobi, mesmo depois de usar técnicas de grande escala.
Um dos novos vilões introduzidos em Boruto: Naruto Next Generations foi Shin Uchiha. O personagem demorou a aparecer no mangá, porém foi um dos primeiros vilões a aparecer no anime. Shin foi mais um dos experimentos de Orochimaru, e abandonou seu mestre após ficar obcecado com o Clã Uchiha.
Sabemos que isso não é uma confirmação mas é um ótimo indício de que Tenten de fato pode ser a mãe do filho do Rock Lee em Boruto. Também não podemos esquecer o fato de que Tenten e Rock Lee pertenciam ao mesmo time em Naruto Shippuden e se davam bem.
Após a luta ter sido interrompida, Shinki e sua equipe saem do local para se preparar para o primeiro dia do Exame. Boruto fica curioso sobre o ninja, e Sarada explica ao jovem sobre Shinki, e conta que ele é o filho do Kazekage.
Metal Lee. Filho de Rock Lee (e, possivelmente, de Tenten), Metal Lee lembra bastante seu pai, tanto em aparência (o que envolve o tradicional colant verde com polainas) quando em estilo de luta. Tende a ser um shinobi habilidoso, porém tem um grande problema na hora de controlar seu nervosismo.
No mangá, Matsuri é mostrada como uma simples admiradora reverente de Gaara ou qualquer outro ninja poderoso. E também deu a entender que ela tem interesses românticos em Gaara.
Gaara e Shijima encontram Hakuto e Shigezane quando eles estão prestes a entrar no País do Fogo. Gaara há muito tempo já sabe que eles são amantes e que ambos planejavam usar o casamento arranjado de Hakuto como uma oportunidade para fugirem. Ele não fica chateado por isso, como ele nunca teve a intenção de forçar Hakuto à se casar com ele, mas, ao mesmo tempo, ele, o Kazekage, não pode deixá-los abandonar Sunagakure. Ele lhes pede para voltarem, mas Shigezane recusa e ataca Gaara; Gaara usa seu Estilo Magnetismo para se defender, contornando e mantendo Shigezane à sua mercê. Shijima ameaça Gaara para deixar Shigezane ir. Gaara já está ciente de que ela ajudou a encenar o sequestro de Hakuto, mas ele repete que não pode deixá-los abandonar Suna. Quando Shijima se mostra estar disposta a matar Gaara para permitir que Hakuto e Shigezane possam escapar, Gaara pergunta por que ela não o matou antes, quando ele estava inconsciente. Ela responde que não é a maneira dela, o que satisfaz Gaara.
No segundo dia da guerra, Gaara e Ōnoki decidem avançar. Gaara ataca com um ataque de longo alcance, mas o seu pai com sua Pó de Ouro defende. Um ataque emergente por trás, o pai fica surpreso ao ver Gaara controlar a areia sem o Shukaku. Após a captura de seu pai e as outras gerações anteriores de Kage, com braços de areia, o pai pergunta onde o Shukaku foi extraído e pede respostas para Gaara que ele foi embora e que ele não é mais um jinchuuriki. Ele então revela que ele morreu quando o Shukaku foi extraído de seu corpo, mas ele foi revivido por Chiyo. Ele também revela que ele é agora o Kazekage e tinha vindo para entender por que seu pai tentou matá-lo, declarando que já não o odiava porque era para o bem da vila.
Chiyo, em seguida, revela que foi ela quem selou o Ichibi no Shukaku em Gaara, para proteger Sunagakure. Enquanto isso, a Akatsuki termina a vedação do Bijū de Gaara, assim matando-o.
Embora ele permaneça implacável contra seus adversários, Gaara é extremamente protetor com relação aos seus aliados e pessoas inocentes, como visto quando ele protege sua aldeia do ataque de Deidara; e seus irmãos, Darui e até mesmo o Raikage contra Sasuke. Ele também entende profundamente aqueles que sofreram com a solidão e o ódio no passado pelo olhar em seus olhos, como Naruto, Kimimaro e até mesmo Sasuke.
Kakashi realmente chegou a ter uma namorada. O nome da moça em questão é Hanare e inicialmente ela chamou a atenção de Kakashi por estar chorando sozinha. Posteriormente ela foi salva por Kakashi durante os eventos no Vilarejo de Jomae.
Depois de sua derrota nas mãos de Naruto, Gaara ficou chocado ao descobrir que Naruto entendia muito bem a dor que ele tinha sofrido ao longo de sua vida. Ele ficou ainda mais surpreso ao saber que Naruto nunca tinha perdido a sua ambição de ser reconhecido como um indivíduo, e, em última instância tinha encontrado companheiros que realmente se importavam com ele. Testemunhando a resolução que Naruto possuía para proteger seus amigos, fizeram com que Gaara questionasse o caminho que ele havia determinado para si mesmo quando era criança. Percebendo que ele tinha escolhido o caminho errado, Gaara decidiu seguir o caminho escolhido por Naruto, a fim de, finalmente, ser visto como um ser humano, e não como a Bijuu dentro dele. Ao longo dos próximos anos, a determinação de Gaara para encontrar a felicidade o levou a confiar em seu próprio poder, em vez do demônio. Gaara finalmente formou uma estreita amizade com Naruto, vendo o ninja de Kohoha como seu primeiro amigo de verdade, e tornou-se muito leal em suas decisões, além de desejar proteger seu companheiro. Gaara também passou a acreditar que seu encontro com Naruto foi o maior evento de sua vida e acredita que até mesmo a vida dolorosa de um jinchuuriki valeu a pena pela experiência. Gaara ainda perdoou o Shukaku por sua infância miserável, alegando que era só por causa dessa vida que ele foi capaz de encontrar Naruto.
Gaara se preocupa profundamente com Naruto e seu bem-estar, e apesar das ações de Sasuke durante seu ataque na reunião Kage e seu status como um criminoso internacional, Gaara tentou convencer Sasuke a sair da escuridão mais uma vez em nome de Naruto, e quando não conseguiu convencê-lo ele derramou uma lágrima pela falha que Sasuke se tornou, e pela decepção que Naruto vai enfrentar. Apesar de respeitar as objetivos de Naruto, seu cuidado para ele não bloqueia suas crenças pessoais, e ele acredita que o bem-estar de seu amigo é mais importante, isto é visto quando ele apoia a decisão de manter Naruto fora da guerra, além de dizer para Tsunade que Naruto corre muitos riscos quando se trata de proteger seus amigos. Gaara também diz, sem rodeios, que é tolice Naruto correr atrás de Sasuke, como ele considera que Sasuke é incapaz de deixar o caminho da corrupção. Embora ele desafie o objetivo de Naruto em trazer Sasuke de volta, ele só diz isso para o bem-estar de Naruto, porque eles são "amigos", mas também lhe diz que tudo o que ele pode fazer por Sasuke é algo que Naruto deve decidir por si mesmo, pessoalmente, ainda acreditando que Naruto possa de alguma forma chegar até Sasuke.
Como Madara Morre? Uchiha Madara é abatido por Senju Hashirama, morrendo na conclusão do combate. Como o corpo de Madara era rico em propriedades que interessavam aos shinobi, Tobirama impediu que ele fosse eliminado, escondendo o corpo de Madara nas entranhas montanhosas de Konoha.
Quando foi revelado que Sasuke se infiltrou na reunião e o Raikage foi lutar com ele, Gaara manifestou sua preocupação com a falta de ética dos outros e diz que um mundo sem fé e compreensão seria um mundo com apenas medo. Quando o Tsuchikage se ofereceu para lhe dar dicas sobre como ser um bom Kage, Gaara respondeu, pedindo-lhe quando ele jogou fora seus princípios. Gaara, Kankurō e Temari sairam para se juntar a batalha do Raikage com Sasuke. Quando eles chegaram, Gaara usou sua areia para parar o Raikage e o Sasuke de lutar, insistindo sobre as acusações do Raikage que é para melhor. Enquanto o Raikage curava seus ferimentos, Gaara tentou convencer Sasuke a parar de viver na escuridão, citando a experiência passada, dizendo que nada de bom virá dela. Sasuke não poderia ser convencido, afirmando que ele havia fechado os olhos para a luz.
Se fosse necessário, Gaara podia criar quase instantaneamente uma versão do Shukaku em tamanho natural, caso sua forma de tamanho humano falhasse. Nesta forma, ele permanecia profundamente dentro da cópia do Shukaku, seguro de danos, embora incapaz de se mover. Caso necessitasse do poder completo de Shukaku, Gaara usava sua Técnica do Sono do Tanuki, a qual o obrigava a dormir, permitindo que o Shukaku assumisse o controle total. Para fazê-lo, no entanto, Gaara devia emergir de dentro da cópia, deixando-o livre para atacar durante a duração da técnica.
A questão é que apesar das teorias criadas, Kakashi não tem filhos “oficialmente”, o que deixa parte do fandom de Naruto bastante decepcionada. No entanto, o artista MockingByrd resolveu imaginar como seria o visual de um possível filho de Kakashi, e o resultado ficou realmente incrível!
Montando em sua areia, ele sai com Ōnoki. Ao chegar à área ele sente logo o Mū atrás de Ōnoki e tenta avisá-lo. Essa tentativa, porém, foi vencida e Mū é atacado e é jogado para trás por Ōnoki. Gaara então se posiciona entre os dois Tsuchikage, Mū prepara para atacar, Gaara e Ōnoki com sua libertação de poeira. Gaara repente vislumbra que Naruto se preparando para atacar Mū por trás com o Rasengan Planetário. Ele fica chocado ao vê-lo, rapidamente Gaara usa sua areia para criar um ponto de apoio para Naruto, a fim de contra-atacar Mū no ar depois de seu ataque inicial falhar. Depois que Mū é derrotado, Gaara lhe sela na areia e depois liga-lo. Diante de Naruto agora, ele pede uma explicação a respeito de porque ele estava no campo de batalha e Ōnoki sugere que eles se mobilizam enquanto fala. Após ouvir a explicação de Naruto, Gaara lhe pergunta se estava tudo bem para ele estar usando muito o chakra da Nove Caudas, Naruto retruca que ele ia se tornar Hokage um dia e até então, ele não iria morrer, então Gaara devia parar de tratá-lo como uma criança. Como eles se separaram, Gaara e Ōnoki vão para outro campo de batalha, enquanto Naruto pega o outro caminho.
No episódio 59, que continua os Exames Chunin da nova geração de ninjas, Shinki, filho de Gaara, enfrentou Cho Cho, filha de Choji, em combate. Como de costume, muitos ninjas acompanharam o evento, entre eles, o próprio quarto Kazekage, ao lado de Naruto e Kurotsuchi.
Como dito antes, o protagonista Naruto o mudou, fazendo Gaara ficar do bem, contando a sua história de vida, Gaara viu que ambos são iguais por serem portadores de demônios, então Gaara passa a adotar os ideias do Naruto. Como podemos ver, Gaara é ruivo, usa uma roupa vermelha, azul claro e preta.