Em março de 2004 a Ucrânia, um dos idealizadores da CEI, ameaçou se retirar da Comunidade provocando uma crise política. O motivo de sua saída é devido ao conflito do país com a Rússia que apoia a independência da Criméia, que é anexada a Ucrânia.
Resposta : por que os países da CEI não tem econômia, poderio militar e condição geopolítica por isso são dependentes da Rússia.
A CEI é sediada em Minsk, Alma-Ata e São Petersburgo. Ao formar a CEI, a Rússia, a Ucrânia e a Bielorrússia – as três repúblicas eslavas que respondem pela maioria da população e das riquezas da ex-União Soviética – decidiram criar uma organização semelhante à Commonwealth Britânica.
Dentre os múltiplos problemas sociais na CEI estão às poucas oportunidades de trabalho aos jovens, a pobreza, o abandono de crianças e as doenças, como difteria e tuberculose. As dificuldades acabam por gerar outros problemas sociais, como o alcoolismo e a dissolução de famílias.
Resposta. Comunidade dos Estados Independentes (CEI) - é uma organização supranacional envolvendo 11 repúblicas que pertenciam à antiga União Soviética (Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Casaquistão, Quirguistão, Moldávia, Rússia, Tajiquistão, Ucrânia e Uzbequistão) fundada em 8 de dezembro de 1991.
Resposta. Porque a CEI visava manter as ligações militares e econômicas dos estados membros, mantendo sua autonomia política e econômica e para manter relação com as repúblicas independentes!
Resposta. A CEI constitui uma confederação de Estados soberanos, cujo intuito é fortalecer as relações políticas e comerciais entre os países-membros.
Resposta. Resposta: No continente europeu, foi formado por Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia, Belarus, Ucrânia, Moldova, Geórgia, Armênia e Azerbaijão. No continente asiático, parte da Rússia, Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e Turcomenistão compuseram o território soviético.