Um bom remédio caseiro para arrotos é tomar o chá de boldo porque ele ajuda a desintoxicar o organismo e facilita a digestão. No entanto, também existem outras opções naturais que podem ser utilizadas, como a manjerona, a camomila ou as sementes de mamão, por exemplo.
Algumas doenças também podem levar ao surgimento de arrotos constantes como refluxo gastroesofágico, úlcera gástrica e hérnia hiatal e, nestes casos, outros sintomas como dor e queimação no estômago e regurgitação podem estar associados.
O arroto (eructação), frequentemente acompanhado de som característico, ocorre quando gases do estômago são expelidos através da boca. É causado, em geral, pela liberação do ar engolido ou de dióxido de carbono, o mesmo gás que produz o efeito efervescente em determinadas bebidas.
Ocorre geralmente como uma resposta à distensão gástrica após as refeições. Esta distensão leva a um relaxamento transitório do esfíncter inferior do esôfago (o músculo que ao ficar contraído impede o refluxo do conteúdo do estômago para o esôfago), permitindo que o ar vá para o esôfago e então seja expulso pela boca.
Doces e gomas de mascar podem fazer você arrotar pois você engole o ar enquanto você os mastiga. Se você escolher uma versão sem açúcar, você pode arrotar ainda mais. Isso porque os álcoois de açúcar que eles contêm não podem ser processados rapidamente quando atingem seu intestino.
Olá. A sensação de arroto não é um sintoma de infarto, porém, pode preocupar. O mais provável é que seja uma alteração no seu estômago, sem gravidade. Procure o gastroenterologista para fazer uma consulta médica.
Outra posição possível para o seu bebê arrotar é colocando ele sentadinho no seu colo, de frente ou de costas para você. Neste caso, incline o tronco dele para a frente, com as perninhas flexionadas, sempre apoiado no braço da mãe ou de outro familiar. Uma massagem nas costas ou tapinhas leves também podem ajudar.
Outros ainda precisam arrotar no meio da mamada. Tudo isso pode ser normal; cada um tem o seu jeito. Como não dá para saber se vai acontecer ou não, o ideal é esperarmos até uns 20 minutos. Depois desse tempo, coloque-o no berço, sempre de barriga para cima.
Não arrotar tem relação direta com cólicas, pois o ar dentro do aparelho digestivo e a distensão causada é extremamente incômoda para o bebê. Se o bebê não engole ar, ou engole muito pouco, ele não irá arrotar.
1. Bebê de “pezinho” encostado no ombro. Essa é a posição mais tradicional e usada para fazer o bebê arrotar. Consiste em colocar o bebê numa posição bem vertical em frente ao corpo do adulto, barriga com barriga, e deixando a sua cabecinha próxima ao ombro dele.
A quantidade de ar que entra varia, mas sempre entra mesmo usando as mais caras que prometem ser 'anti gases'”, explica a pediatra. Ela orienta que não há necessidade de fazer o bebê arrotar toda vez. Se o bebê estiver dormindo, por exemplo, não precisa.
Posição correta Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. De lado, a posição é muito instável e eles podem rolar ou ficar de barriga para baixo, o que pode ser perigoso.
Para diminuir esse risco, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que a criança seja colocada no berço de barriga para cima, tanto para o cochilo durante o dia, quanto para o sono da noite. Nessa posição, a criança respira melhor e tem menos risco de engasgo.
Colocar o bebê no berço Após a rotina da hora do sono, ao invés de ficar com o bebê no colo para ele dormir, você deve colocar o bebê no berço e ficar ao seu lado, olhando para ele, cantando e ninando o bebê para que ele fique calmo e sossegado.
Confira: Se você fica com medo do bebê regurgitar leite enquanto dorme, acredite: colocar o pequeno para dormir com a barriguinha para cima é a melhor opção. De bruços, apenas com a criança acordada e um adulto supervisionando, por períodos curtos, para estimular sua musculatura.
Bebês devem dormir de barriga para cima porque podem se sufocar se estiver de bruços ou de lado. Mesmo bebês que têm refluxo devem dormir nessa posição. Se o bebê vomitar e estiver de barriga para cima, a tendência é tossir e chamar a atenção dos pais. Se estiver de bruços ou de lado, pode aspirar o vômito.
Dicas para ajudar o bebê com refluxo dormir melhor
Seguindo algumas dicas simples, é possível arrumar o berço de seu bebê de modo a garantir mais conforto e segurança. Opte por um colchão firme e à prova d'água. Se ele não for impermeável, é possível colocar uma capa que seja, e de quebra proteger o colchão contra ácaros.
Tome nota e mãos à obra!
O berço deve ser seguro
Com relação aos móveis do quarto do bebê como armário, cômoda e berço, se programe para que eles já sejam entregues e montados no quarto até a 36ª semana de gestação. Tenha em mente que o tempo de entrega dos móveis são longos, em torno de 30 dias úteis, cerca de 2 meses.
Não montar o berço do bebê antes do nascimento Dizem as avós que o bercinho do bebê deve ficar desmontado até que ele nasça e esteja em casa, são e salvo. Caso a mãe opte por montar o berço antes, algo sério pode acontecer como internação ou até morte.
Diversas mamães se questionam se tem mesmo que lavar o kit berço. Sim, tem! É necessário prevenir que algum resíduo, de sujeira ou do procedimento de confecção e transporte, entre em contato com a atmosfera segura do berço. É importante realizar uma primeira lavagem antes do bebê nascer.
O ideal é que os preparativos da mala de maternidade comecem por volta da 34ª semana de gestação – ou seja, sétimo mês. Não se esqueça de lavar as roupas (com produtos específicos para bebês) e passar tudo antes. Na 37ª, ela já tem de estar pronta. Afinal, o bebê pode nascer a qualquer momento a partir daí.
Os itens essenciais para a mala da maternidade da mamãe são:
Quando lavar as primeiras roupinhas do bebê? O ideal é começar a lavagem do enxoval a partir do sétimo mês de gravidez, ou a partir da 30ª semana de gestação. Itens lavados com muita antecedência acumulam poeira, e deixar para a última hora pode pegar as mamães desprevenidas caso o bebê nasça antes do previsto.
Roupas e Fraldas
O que levar na Bolsa Maternidade?
Como organizar sua Mochila Maternidade Multifuncional - Procure colocar no fundo mantas, cueiros ou toalhas de banho. Assim você faz uma base para depois colocar roupinhas de bebê, sapatinhos, brinquedos e mordedores. - Nas laterais do interior da mochila existem bolsos próprios para colocar as fraldas.
Os principais produtos para a higienização do bebê que precisam ser levados para a maternidade são: