A patela é o maior osso sesamoide do corpo humano(2).
A patela é o maior osso sesamóide do corpo humano e localiza-se na região anterior do joelho. Sesamóides são ossos inseridos no interior de tendões e a patela encontra-se no interior do tendão do quadríceps.
Possui no pólo superior a inserção da musculatura anterior da coxa (Quadríceps) e no pólo distal a origem do Ligamento Patelar. Tem como funções a melhora do movimento de flexo-extensão (polia) e proteção às estruturas internas. É um componente fundamental do chamado aparelho extensor do joelho.
A patela é classificada com um osso Sesamoide. Pois é o tipo de osso que oferece apoio aos tendões e diminuem a pressão sobre os outros tecidos.
Como funciona o tratamento para fraturas no joelho A maioria das fraturas do joelho requer tratamento cirúrgico, que consiste no reposicionamento dos fragmentos do osso fraturado e fixação destes com implantes metálicos, que podem ser placas, parafusos, pinos, hastes, entre outros.
A cirurgia artroscópica de joelho, quando realizada por cirurgião experiente e habilidoso, usando os instrumentais cirúrgicos e equipamentos de última geração, dura poucos minutos no caso das lesões meniscais e pode durar até 50 minutos na reconstrução de um ligamento.
O cirurgião faz uma incisão (corte) no joelho para a retirada do enxerto escolhido (tendão dos músculos flexores ou patelar, normalmente) e este é preparado para que possa substituir o LCA. Após isso o ortopedista inicia a parte artroscópica da cirurgia, realizando dois pequenos furos na frente do joelho.
Conheça os Principais Tipos de Cirurgia de Joelho
A cirurgia no joelho é indicada quando a dor no joelho é intensa, o movimento é limitada, há deformações ou quando a alteração no joelho é crônica, não melhora ao longo do tempo ou não há resposta ao tratamento anteriormente recomendado.
Existe tratamento para a doença, mas em alguns casos o joelho está tão lesado que é necessário realizar uma substituição total de suas estruturas. Esse quadro normalmente acontece em pacientes com idade avançada ou que sofreram grande trauma na região.
A cirurgia do menisco é realizada de maneira minimamente invasiva (vídeoartroscopia) com dois pequenos cortes na região da frente do joelho. Existem dois tipo básicos de cirurgias: meniscectomia parcial (retirada da lesão do menisco) e sutura ("costura” do menisco).