Segundo dados do Instituto Trata Brasil, apenas 38% do esgoto produzido no país é tratado. O resto é devolvido à natureza sem o devido tratamento. Além de não coletar e tratar o esgoto, o país não fiscaliza a qualidade da água.
ETE - Estação de tratamento de esgotos sanitários
Tratamento de esgoto no Brasil ainda está longe do ideal. O Brasil vem ampliando seu serviço de tratamento de esgoto com muita lentidão. ... Segundo dados do Trata Brasil, apenas 46% do esgoto do Brasil recebe algum nível de tratamento, sendo a região Norte a mais prejudicada, com apenas 22%.
Preservar nossos rios e mananciais: mananciais e rios são principais fontes de retirada de água para consumo da população, a qualidade dessa água impacta diretamente na saúde da população. Evitar e denunciar ligações clandestinas e vazamentos: muita água no país é perdida no sistema de distribuição.
Expressão Nacional As prefeituras dizem que as maiores dificuldades são a falta de dinheiro e de mão de obra capacitada para fazer o plano de saneamento. Segundo o Ministério das Cidades, em 2013, apenas 30% dos municípios brasileiros tiveram acesso a recursos federais para saneamento básico.
Resposta: Brasília – O presidente da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesb), Walder Suriane, disse hoje (6) que os serviços de saneamento básico são mais precários nos estados do Norte e Nordeste porque a população tem menor capacidade de pagamento.
O levantamento aponta que as regiões Norte e Nordeste continuam sendo as que possuem os piores índices de coleta de esgoto. Das 10 cidades com os piores indicadores, nove pertencem a essas duas regiões, sendo que Belém (PA), Manaus (AM), Macapá (AP) e Porto Velho (RO) são as que vivem a situação mais alarmante.
Brasil
A ETE é responsável por receber o esgoto coletado no município e dar o tratamento adequado, sendo a última etapa do sistema de esgotamento sanitário. De forma geral, um município que trata seu esgoto garante maior qualidade de vida para sua população.
Resposta:Todos precisam se envolver para que a cidade tenha saneamento básico, principalmente os Prefeitos. ... Quando a Prefeitura da sua cidade elabora este plano e o Governo Federal aprova, o seu município pode receber verbas para obras de saneamento.
A Lei do Saneamento Básico São elas: o planejamento, a prestação do serviço, a regulação,a fiscalização e a promoção da participação e controle social. É importante saber que dessas cinco etapas, apenas o planejamento é de competência exclusiva do município. As outras quatro podem ser delegadas a outros agentes.