Quando No Consegue Evacuar?

Quando no consegue evacuar

A incontinência fecal é a perda involuntária ou incapacidade de controlar a eliminação do conteúdo do intestino através do ânus, podendo ocorrer a eliminação de fezes ou gases intestinais, sendo mais comum em mulheres com idade acima dos 70 anos, mas também pode surgir em homens, jovens ou crianças a partir dos 4 anos.

Como confirmar o diagnóstico

Normalmente, para identificar a obstrução intestinal, o médico começa por avaliar os sintomas e fazer palpação da barriga com as mãos, para tentar identificar alguma alteração. Pode ainda utilizar o estetoscópio para escutar se existem barulhos na barriga que indiquem se o intestino está funcionando corretamente ou não.

A melhor coisa que você pode fazer neste caso é manter uma dieta leve e saudável rica em cereais integrais, já que são os mais fáceis de digerir e contribuirão para que sua flora volte a se reproduzir de forma normal. Também é aconselhável incluir vegetais e frutas da estação maduros e legumes de fácil digestão, como os feijões verdes e as lentilhas.

Em crianças pequenas, bem como em adultos, é possível que estas sensações intestinais sejam causadas pela intolerância a certos alimentos.

Como é feito o tratamento

Como é feito o tratamento

O tenesmo está associado a alterações do intestino, como doença inflamatória intestinal, diverticulose, síndrome do intestino irritável e infecção intestinal, podendo ser também acompanhado por outros sintomas como dor abdominal e cólicas.

Os remédios para incontinência fecal, como a loperamida ou o cloridrato de difenoxilato e sulfato de atropina, podem ser indicados pelo médico para melhorar a consistência das fezes e reduzir os episódios de perda involuntária das fezes.

É importante identificar a causa a fim de encontrar uma solução. Se você está suspeitando que a causa possa ser uma doença sexualmente transmissível, é importante saber se não se trata de algo mais grave, como o HIV ou a hepatite.

Possíveis causas da obstrução

Por outro lado, o uso de medicamentos para tratamento de algumas doenças pode levar a uma importante condição de constipação. As substâncias mais comuns são os antiinflamatórios, analgésicos opiáceos, anti-histamínicos, diuréticos, antidepressivos e demais antipsicóticos.

Só se considera um quadro típico de constipação quando ocorrem duas ou menos evacuações por semana e/ou o esforço para evacuar é grande demais e pouco produtivo. Algumas pessoas se queixam de que o intestino não funciona regularmente em ambientes estranhos, ou quando quebram a rotina, como ocorre durante as viagens, por exemplo. Essa alteração, porém, costuma desaparecer tão logo a pessoa retoma suas atividades habituais.

A obstrução intestinal é uma situação de emergência que acontece quando as fezes não conseguem passar pelo intestino devido a um bloqueio no seu trajeto. Nestes casos, geralmente surgem sintomas intestinais como dificuldade para evacuar ou eliminar gases, inchaço da barriga, náuseas ou dor abdominal, que pode ir piorando com o tempo.

Hiperplasia de próstata

Hiperplasia de próstata

A infecção na zona retal é uma das causas mais comuns da inflamação na região retal em um adulto relativamente saudável. É muito comum ser notada diante de infecções sexualmente transmissíveis como a herpes genital, a gonorreia ou a clamídia. Neste caso, além da sensação contínua de vontade de defecar e não conseguir, é possível sentir: dor, dor ao defecar, corrimento ou mucosidade na região anal.

Sempre que existir suspeita de uma obstrução no intestino é aconselhado procurar imediatamente atendimento médico, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento que, normalmente, é feito com a administração de líquidos pela veia, passagem de uma sonda no trato digestivo ou cirurgia, dependendo da gravidade.

Sintomas de tenesmo retal

A alimentação, o descanso adequado durante a noite, a prática de atividades físicas de acordo com a condição física, manter a mente tranquila, resolver aquilo que te deixa inquieto ou também aceitar isso, são algumas das possibilidades, mas isto realmente deve ser um trabalho pessoal: identificar aquilo que está te prejudicando e poder resolvê-lo é fundamental.

Além disso, a incontinência fecal pode ser acompanhada por coceira anal, irritação da pele perianal, infecções do trato urinário, incontinência urinária, prolapso retal, hemorróidas ou fístula retal, por exemplo.

Possíveis causas

No caso de uma obstrução parcial, com sintomas mais leves, normalmente pode ser apenas necessário fazer a administração de líquidos na veia, para melhorar a hidratação e facilitar a passagem das fezes e líquidos. Além disso, também se deve fazer repouso intestinal e, por isso, é preciso ficar de jejum até que o problema esteja resolvido. Muitas vezes, também é colocada uma sonda desde o nariz até ao estômago para retirar o excesso de gases e líquidos, aliviando a pressão no intestino.

        Veja também: Quantos dias posso ficar sem ir ao banheiro?

A infecção intestinal por bactérias, vírus ou parasitas também pode causar tenesmo, além de outros sintomas como cólicas e dor abdominal, diarreia, perda de apetite e febre, em alguns casos. Saiba reconhecer os sintomas de infecção intestinal.

Síndrome metabólica

Apesar desta situação não trazer graves consequências para a saúde, pode provocar constrangimento e muita ansiedade. Por isso, é recomendado consultar o coloproctologista para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado que pode ser feito com mudanças nos hábitos alimentares, uso de remédios, fisioterapia e, em alguns casos, a cirurgia.

O tratamento do tenesmo deve ser orientado pelo gastroenterologista e pode variar de acordo com a causa. Assim, o médico pode indicar o uso de medicamentos anti-inflamatórios próprios do intestino ou corticoides orais ou retais, que reduzem a inflamação e ajudam a aliviar os sintomas do tenesmo.

O que fazer quando não se consegue fazer as fezes?

Recomendações
  1. Vá ao banheiro sempre que tiver vontade;
  2. Beba muito líquido, mas álcool com moderação, porque ele ajuda a desidratar as fezes;
  3. Saiba que a ingestão de farelo em pó pode aumentar a produção de gases;
  4. Coma frutas, se possível com casca, nos intervalos entre as refeições;

O que tomar quando não consegue defecar?

Praticar exercício físico, beber água morna com limão e fazer uma massagem na barriga podem ser uma excelente forma natural para ajudar a tratar o intestino preso, pois ajudam a aumentar os movimentos do intestino, eliminando as fezes acumuladas.

O que fazer para evacuar rápido?

Ela afirma que o ideal é deixar as pernas elevadas ao máximo - o que se aproximaria da posição de cócoras. Sthela ainda orienta o consumo de probióticos, frutas com casca, verduras, legumes e grãos para melhorar o trânsito fecal. Entre eles, aveia, granola, chia, mamão, melão e abacaxi são recomendados pela médica.

O que é bom para evacuar?

Os 5 alimentos mais poderosos para o intestino!
  • Farelo de trigo. Segundo pesquisas, o farelo de trigo é considerado o alimento que possui melhor ação em casos de prisão de ventre. ...
  • Ameixa. ...
  • Mamão. ...
  • Farelo de aveia. ...
  • Água. ...
  • O que comer é tão importante quanto o que não comer.

O que é bom para amolecer as fezes?

No entanto, a melhor estratégia para regular o intestino é comer fibras em todas as refeições, beber bastante água para amolecer as fezes, facilitando sua saída de forma natural e manter uma vida ativa praticando exercício físico regular. Veja o que comer e o que evitar para a prisão de ventre.

O que é bom para soltar o intestino?

As frutas, como mamão, laranja e ameixa, são ótimas aliadas para combater a prisão de ventre, mesmo em pessoas com um grande histórico de intestino preso. Essas frutas contêm grandes quantidades de fibras e de água, o que acelera o trânsito intestinal e favorece a formação das fezes.

O que comer para amolecer as fezes?

Alimentos com efeito laxante
  • Verduras: alface, rúcula, agrião, couve, brócolis, berinjela e abobrinha;
  • Grãos: aveia, farelo de aveia, farelo de trigo, milho, lentilha, quinoa;
  • Sementes: chia, linhaça, gergelim;
  • Oleaginosas: castanhas, amendoim, amêndoas, nozes;

Qual o laxante devo tomar para amolecer as fezes?

· PENTALAC® é um medicamento laxante , utilizado para amolecer e facilitar a eliminação das fezes. PENTALAC® também é indicado no tratamento da encefalopatia hepática crônica.

Qual o melhor remédio para amolecer as fezes?

Muvinlax é um medicamento indicado para pacientes que estejam com prisão de ventre ou quando há fezes endurecidas presas no intestino.