A Biologia Celular, também chamada de Citologia, é a parte da Biologia que se dedica ao estudo das células e suas estruturas. É uma área bastante importante, uma vez que a célula é a menor unidade viva de um organismo e é utilizada para diferenciar um ser vivo daquele que não apresenta vida.
Dicas de estudos: biologia molecular e celular
A biologia celular é de fundamental importância para a compreensão dos processos biológicos básicos que participam da composição e do funcionamento dos seres vivos, mas seu ensino em sala de aula costuma privilegiar a nomenclatura das estruturas e os fenômenos celulares no lugar dos seus significados e da ...
Ou seja, a biologia molecular estuda os processos de replicação, transcrição e tradução do material genético e sua regulação. Este ramo da biologia surgiu por conta dos avanços científicos, como a técnica de cristalografia por raio-x, que permitiu que se enxergasse o DNA pela primeira vez.
A biologia molecular tem sido uma ferramenta aliada a medicina humana na pesquisa, diagnóstico e monitoramento de diferentes tipos de doenças. Por exemplo, em casos de câncer, medicina obstétrica, diagnósticos de doenças ligadas aos genes e até mesmo, na pesquisa de polimorfismos e aconselhamento nutricional.
A genética molecular tem as suas fundações na genética clássica, mas dá um enfoque maior à estrutura e função dos genes ao nível molecular. A genética molecular emprega os métodos quer da genética clássica (como por exemplo a hibridação) quer da biologia molecular.
Fórmula Molecular é a combinação de símbolos químicos e índices que expressam os números reais dos átomos de cada elemento presente em uma molécula. Para se chegar à fórmula molecular é necessário saber a fórmula mínima ou empírica da substância e sua massa molar.
Pontos Principais: A reação em cadeia da polimerase, ou PCR, é uma técnica para fazer muitas cópias de uma região específica do DNA, in vitro (em um tubo de ensaio, ao invés de um organismo). ... Ela é rotineiramente usada em clonagens de DNA, diagnósticos médicos e análises forenses de DNA.
PCR Convencional Consiste na replicação de sequências específicas de DNA utilizando equipamentos termocicladores. Para realizar a reação acrescentam-se às amostras de material genético sequências iniciadoras complementares (também conhecidas como primers), desoxirribonucleotídeos e DNA-polimerase termo resistente.
O propósito central da técnica de PCR é justamente ampliar uma área específica do DNA e desenvolver outras moléculas semelhantes somente com o uso de uma composição como cobaia. Essa amplificação é chamada assim porque as enzimas de restrição são as polimerases.
Como reconhecer os sinais de uma Parada Cardiorrespiratória (PCR)? Tríade: vítima inconsciente, ausência de respiração e ausência de pulso em grande artéria (o principal sinal da parada cardiopulmonar, sendo o mais específico – ausência de pulso carotídeo no adulto e braquial no bebê).
Parada cardiorrespiratória (PCR) é a interrupção inesperada e abrupta do trabalho cardíaco e da respiração, com consequente perda da consciência. O que se observa na maioria desses casos é que o evento não acontece por acaso, ele é o resultado da evolução de doenças de base.
A eletroforese é um processo que separa moléculas como DNA ou proteínas de acordo com seu tamanho. ... É usado como uma ferramenta básica na biologia molecular para assegurar que o DNA seja suficiente para realizar técnicas adicionais, como o diagnóstico de doenças infecciosas e genéticas.