A cerveja puro malte é valorizada por seus aromas e sabores mais intensos, em relação às cervejas mainstream, ou seja, aquelas populares que são encontradas em qualquer supermercado. A grande diferença está na composição da cerveja, que utiliza apenas cereais maltados como a cevada e o trigo.
Entre as vantagens do malte está o fato dele ajudar a regular a pressão arterial, por ser rico em sódio e potássio, que são importantes para relaxar os vasos sanguíneos. Além disso, o potássio presente no malte auxilia na prevenção da osteoporose e fortalece ossos e dentes.
O malte é a base da cerveja. Esse elemento é rico em açúcares, que são transformados no álcool da cerveja, depois de entrarem em contato com a levedura. Mas, então, como surge o malte? O processo de malteação se baseia na germinação controlada de um cereal, como a cevada, por exemplo. Para isso, seguem-se alguns processos.
Muito se pergunta sobre qual a diferença da cerveja puro malte para os outros estilos. No Brasil, essa nomenclatura surgiu para diferenciar as cervejas que utilizavam apenas cevada no processo de malteação.
A lei não menciona as leveduras porque ainda não se tinha conhecimento do papel do fermento na cerveja. Além disso, não estão incluídos outros ingredientes que podem dar sabor, como as frutas e as especiarias.
A cerveja puro malte é uma opção bastante popular entre os amantes de cerveja. Ela é produzida a partir de maltes selecionados e possui um sabor muito mais intenso e complexo do que as cervejas tradicionais. Se você ainda não conhece todas as vantagens desse tipo de cerveja, aqui vão algumas informações.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Porém, a nomenclatura de puro malte não é, necessariamente, o único selo de qualidade para a bebida. Algumas cervejas têm seu malte derivado do trigo, por exemplo, que é um cereal de padrão elevado para cervejas. Então, mesmo que uma cerveja não utilize uma mistura de cereais e nem outros ingredientes adjuntos, esta só pode ser chamada de puro malte se o único cereal presente na malteação for a cevada.
O malte é um dos quatro ingredientes da cerveja. Essa matéria prima é obtida através da malteação de um cereal. Os grãos são umedecidos para começar a germinar e quando o broto nasce, é feita a secagem para interromper a germinação.
Nutricionistas afirmam que as cervejas puro malte – a Heineken é conhecida como uma cerveja puro malte – são mais indicadas por ter um menor impacto em relação à dieta, diferentemente das cervejas de trigo, por exemplo, que apresentam mais calorias.
A cerveja puro malte possui um teor alcoólico mais alto do que as outras cervejas, o que significa que você pode desfrutar de sua cerveja por mais tempo. Ela também tem um sabor mais intenso, o que significa que você pode desfrutar de uma cerveja com menos volume.
Você sabe qual a diferença entre Cevada e Malte? ... O Amido contido no malte é quem vai gerar os açúcares do mosto que serão convertidos em álcool e CO2 na etapa de fermentação. A cevada requer um clima frio e não muito chuvoso para seu cultivo, no Brasil se produz menos de 30% da demanda de malte para as cervejarias.
Por outro lado, em uma cerveja artesanal, quando há adição de outros adjuntos é por algum motivo. Cada ingrediente tem um papel importante no resultado da bebida. Além disso, na produção artesanal e doméstica, o cervejeiro quer fazer testes e experimentar diferentes receitas. Com isso, dificilmente vai produzir uma cerveja que seja puro malte.
Vale lembrar que nem sempre as cervejas que utilizam outros tipos de malte são de má qualidade. Muitos estilos de cerveja utilizam cereais como milho e arroz para produzir bebidas mais leves e refrescantes. Conheça a Umqombothi, a cerveja artesanal tradicional à base de milho feita pelo povo Xhosa, da África do Sul.
A cerveja puro malte é feita de maltes especiais e tem um aroma e sabor muito mais intenso. A fermentação é feita com leveduras especiais, que dão à cerveja notas ricas de frutas, como uva, maçã e banana. Ela também possui um sabor muito mais complexo, com notas de caramelo, mel e lúpulo.
A Athletic Beer chega ao mercado com cervejas de baixa caloria. Segundo a fabricante, as cervejas puro malte lançadas agora são as menos calóricas do Brasil. A marca estreia com duas opções, a Premium Lager e a Session IPA, de baixa caloria e carboidratos e livre de conservantes.
Ao longo do tempo, esta lei tornou-se sinônimo de puro malte porque busca preservar os ingredientes básicos da produção cervejeira. Muitas cervejarias ao redor do mundo ainda se atêm a essa ideia, especialmente nos estilos alemães.
Outro padrão utilizado para medir a pureza de uma cerveja é o Reinheitsgebot. Conhecida, também, como Lei de Pureza Alemã, esta é uma série de regulamentos que limitavam os ingredientes da cerveja na Alemanha e nos estados do antigo Sacro Império Romano-Germânico. A versão mais conhecida dessa lei foi adotada na Baviera, em 1516. De acordo com o texto legal, só pode ser considerada cerveja a bebida que contiver unicamente água, malte de cevada e lúpulo. Na época, a levedura não era considerada um ingrediente, embora fosse usada com frequência.
Depende da cerveja. Uma cerveja produzida em alta escala, com objetivo de ser mais popular, não vai ter em sua receita apenas água, malte, lúpulo e cerveja. O objetivo é produzir uma bebida que tenha sabor de cerveja, mas seja mais barata para o consumidor e para a produção. Por isso, uma opção puro malte vai representar uma qualidade superior.