No Sistema Único de Saúde (SUS), as insulinas disponíveis são a NPH, utilizada como basal e com duração de até 18 horas, e a chamada regular, de efeito mais rápido, que começa a agir entre meia hora e uma hora após a aplicação.
NovoRapid® é uma insulina moderna (insulina análoga) de ação ultra-rápida. Insulinas modernas são versões aprimoradas da insulina humana. Diabetes mellitus é uma doença na qual seu organismo não produz insulina suficiente para controlar o nível de açúcar no sangue.
Insulina de ação ultra-rápida É o tipo de insulina que tem o efeito mais imediato e, por isso, deve ser aplicada imediatamente antes de comer ou, em alguns casos, logo após comer, imitando a ação da insulina que é produzida quando comemos para evitar que os níveis de açúcar no sangue fiquem altos.
Insulina de ação ultra-rápida Pode ser injetada imediatamente antes de uma refeição ou, em alguns casos, depois de uma refeição. Aproxima-se da quantidade apropriada do bolus naturalmente fornecido pelo corpo.
Insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, e sua principal função é o de liberar glicose, de forma controlada, no sangue. A glicose entra nas células do corpo e vai sendo utilizada como fonte de energia. Por isso, o exame de insulina é solicitado pelo médico para identificar alterações nos níveis de insulina.
Níveis diminuídos de insulina são observados com: Diabetes. Hipopituitarismo. Doenças pancreáticas, como pancreatite crônica (incluindo fibrose cística) e câncer de pâncreas.
Os sinais da hipoglicemia
O que significa Índice Homa-beta baixo Quando os valores do Índice Homa-beta estão abaixo do valor de referência é indicativo de que as células do pâncreas não estão funcionando corretamente, de forma que não há quantidade de insulina suficiente sendo produzida, o que pode resultar no aumento da glicemia.
HOMA-beta é o método mais utilizado para estimar a secreção de insulina, através da estimativa da função da beta-célula a partir dos valores de insulina e da glicemia em jejum, que refletem o balanço entre a produção hepática de glicose e a secreção de insulina.
Índice QUICK Cálculo que visa determinar a resistência à insulina e a capacidade funcional das células beta pancreáticas, Ele se fundamenta nas dosagens da insulinemia e da glicemia, ambas em jejum.
Os ricos da obesidade e de uma dieta nas gorduras e em hidratos de carbono refinados são factores provavelmente associados com a revelação da resistência à insulina. A gordura abdominal, é pensada especialmente para jogar um papel porque produz as hormonas que podem provocar a resistência à insulina.
A ingestão aumentada de frutose (principalmente na forma de sacarose e de xarope de milho) está associada ao aumento dos níveis séricos de ácido úrico o que contribui para o desenvolvimento de resistência à insulina e o aparecimento de obesidade, diabetes e síndrome metabólica.
O ácido úrico se forma em nosso organismo como resultado do metabolismo das purinas, que são tipos de proteínas encontradas em diversos alimentos. Parte desse ácido é eliminada pelos rins através da urina e outra parte permanece circulando no sangue.
A gota ou artrite gotosa, chamada popularmente de reumatismo nos pés, é uma doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico no sangue, situação chamada de hiperuricemia em que a concentração de urato no sangue é superior a 6,8 mg/dL, que causa muita dor nas articulações.
Quem sofre de gota deve evitar carnes, frango, peixes, mariscos e bebidas alcoólicas, pois esses alimentos aumentam a produção de ácido úrico, substância que se acumula nas articulações e que causa a dor e o inchaço típicos da doença.