Sua proposta, portanto, procurava explicar o que seria a comunicação a partir de seis elementos: emissor, mensagem, receptor, canal, código e referente. ...
Receptor → Função Conativa ou Apelativa. Código → Função Metalinguística. Mensagem → Função Poética. Canal → Função Fática.
Antes de vermos as funções da linguagem, cabe observarmos os elementos da comunicação, propostos por Roman Jakobson. São eles: emissor, receptor, canal, mensagem, código e referente. O remetente (ou emissor) é aquele que emite a mensagem; pode ser um indivíduo ou um grupo.
Dependendo da ênfase que se dá a cada um dos processos comunicativos, a linguagem apresenta uma função com recursos linguísticos próprios. Qual a resposta que mais se aproxima às funções estipulados por Jakobson? ... II – A função expressiva, a função conativa, a função fática, a função poética e a função referencial.
Para que uma comunicação aconteça, são necessários seis elementos: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal, o contexto e o código. Sem eles, não existe comunicação!
De acordo com os seus estudos, em todos os atos comunicativos podemos perceber a presença de seis elementos: emissor (locutor), receptor (interlocutor), mensagem, canal, código e referente.
Os elementos visuais são os elementos básicos da linguagem visual, aquilo que vemos. Mas eles precisam estar dentro de um contexto para ganhar seu significado. Entre os vários elementos estão a cor, o ponto, a linha, a forma, o plano e a textura.
Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Por poucos que sejam, são a matéria-prima de toda informação visual em termos de opções e combinações seletivas.
Fases do desenho infantil: Quais são e principais características
O autor aborda as etapas do desenvolvimento do desenho da criança em três fases: garatujas, pré-esquemática e esquemática. O desenho é a primeira escrita da criança. A criança desenha para experimentar, comunicar e poder registrar a sua fala: Para melhor conhecer a criança é preciso aprender a vê-la.
Entenda mais sobre garatuja
Segundo Lowenfeld o desenho infantil passa pelos seguintes estágios: estágio das garatujas, que é divido em três fases: Garatuja desordenada, Garatuja ordenada e Garatuja nomeada, Estágio Pré-esquemático e Estágio Esquemático.
A etapa pré esquemática é marcada pelas seguintes características: a criação da forma é consciente, indicando prioridades e modos da criança organizar suas relações com o ambiente; ... a criança necessita da compreensão e do interesse do adulto, fatores que dão apoio e favorecem as atividades.
É papel do psicopedagogo compreender como os indivíduos constroem seu conhecimento, de como os aprendizados são familiarizados. Por isso é importante conhecer as etapas do desenho infantil. É a partir do desenho que as crianças se comunicam, expressam a sua visão de mundo.
É preciso observar a posição do desenho e as correspondências naturais dela. Desenhos no topo mostram imaginação, inteligência e curiosidade enquanto na parte de baixo mostra necessidades materiais e físicas. Desenhos na esquerda mostram o passado enquanto na direita é ligado ao futuro e o meio representa o presente.
A parte inferior do papel nos informa sobre as necessidades físicas e materiais que pode ter a criança. O lado esquerdo indica pensamentos que giram em torno ao passado, enquanto o lado direito, ao futuro. Se o desenho se situa no centro do papel, representa o momento atual.
Mais que um passatempo, o desenho infantil revela os sentimentos da criança, como é o convívio com a família e pessoas próximas, e até mesmo com pessoas das quais ela prefere manter distanciamento. Interessante não? Compreender o que um artista tão jovem e em pleno desenvolvimento quer expressar é uma tarefa possível.
Através da psicologia se faz o estudo dos desenhos, e com ele se pode compreender melhor a criança, porque ao desenhar, a criança passa para o papel, o que ela pensa e sente sobre as pessoas, o ambiente ao seu redor, suas experiências, e também um pouco das suas características como pessoa.