8 de março de 1917 – 16 de junho de 1923
Em fevereiro de 1917, uma junção de manifestações, greves e vários atos de insubordinação por parte de camponeses, operários e militares por toda a Rússia provocou a queda do czar e o fim do Império. Esses acontecimentos ficaram conhecidos como Revolução de Fevereiro.
Se considera o ponto final do processo revolucionario quando se termina a guerra civil (1921)e Lenin lança a Nova politica economica",com o objetivo de reconstruir a economia e ,de cerra forma,interromper as transformações revolucionarias para dar reinicio a etapa de industrialização,sob o rigido controle do grupo ...
A Revolução Russa iniciou-se em fevereiro de 1917 quando a população de São Petersburgo saiu às ruas contra o czar Nicolau II, pedindo melhorias nas condições de vida, de trabalho e de alimentação, bem como a retirada das tropas russas da I Guerra Mundial.
8 de março de 1917
A Revolução Russa de 1917 foi um período de conflitos, iniciado em 1917, que derrubou a monarquia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin. Recém-industrializada e sofrendo com a Primeira Guerra Mundial, a Rússia tinha uma grande massa de operários e camponeses trabalhando muito e ganhando pouco.
Teve vários motivos, de iniciaram enta revolução, pelo fato de que a maior parte da população era pobre e submetida as pessoas de alta classe, ate as no meio urbano, as terras eram de domínio dos nobres, causando enorme tensão da população, durante a entrega de um abaixo assinado, que seria entregue de forma pacifica ...
Em termos didáticos, o conteúdo da Revolução Russa costuma ser dividido em três fases: 1) a Revolução de Fevereiro, a crise e a queda do czarismo, 2) os sovietes e o duplo poder, e 3) o Processo Revolucionário de Outubro e o Governo Lenin.
Czarismo foi um sistema político que imperou na Rússia desde 1547 até a Revolução de 1917. Czar era o título que se dava ao Imperador Russo e que, durante esse período, governava de forma absoluta, na qual se confundia com o Estado. ... O czarismo era um regime bastante parecido com o absolutismo.
Um dos antecedentes da Revolução Russa foi o fortalecimento do comunismo. Causado justamente pelas situações anteriores: o descontentamento dos trabalhadores e o surgimento de novas ideias por parte dos intelectuais. Já em 1871, menos de 50 anos antes da Revolução Russa, surgiram os anarquistas.
As "NOVAS AUTORIDADES" na Revolução Russa, citadas no texto foram: a) a Duma - o parlamento russo. b) o sindicato dos operários industriais. c) os soviets - conselho de representantes de operários, camponeses e soldados. d) os interventores imperiais formados pela aristocracia rural.
No dia 25 de outubro de 1917, o soviete de Petrogrado promoveu uma insurreição organizada pelo seu Comitê Militar Revolucionário. O levante obteve sucesso e, dessa forma, Lênin passou a comandar o governo dos comissários do povo.
Lenin
Eles tomaram o poder que antes era dominado pelos Mencheviques. Os Bolcheviques assinaram um tratado que levou á saída da Rússia da Primeira Guerra e eles nacionalizaram os bancos para impedir a entrada de capital estrangeiro e investimentos privados na economia.
O Significado da Revolução Socialista de Outubro nos Destinos Históricos da URSS. ... O proletariado arrancou das mãos da burguesia o nervo básico da vida económica — os bancos —, e depois efetuou a expropriação das fábricas, usinas e transportes que foram entregues ao Governo socialista.
Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para o povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.
Resposta: Os sovietes (conselho, em russo) era o órgão criado pelos trabalhadores e soldados russos durante a Revolução de 1905 e que fora derrotada. Neste órgão, os trabalhadores exerciam um poder ao mesmo tempo executivo e legislativo, elegendo seus representantes a partir dos locais de trabalho e quartéis.
Além de questões políticas e ideológicas, um dos principais pontos de discordância entre os mencheviques e os sovietes era a manutenção do país na Grande Guerra – enquanto os mencheviques defendiam que o país deveria permanecer no conflito até o final, os sovietes defendiam o fim da participação russa no conflito, por ...
Os sovietes (conselho, em russo) era o órgão criado pelos trabalhadores e soldados russos durante a Revolução de 1905 e que fora derrotada. Neste órgão, os trabalhadores exerciam um poder ao mesmo tempo executivo e legislativo, elegendo seus representantes a partir dos locais de trabalho e quartéis.
Com as palavras de ordem de “Todo Poder aos Sovietes” e “Pão, Terra e Paz”, os bolcheviques pretendiam alcançar o poder e resolver os problemas referentes à reforma agrária, ao controle operário, à fome e à saída da guerra. ... Com a criação da Guarda Vermelha, os bolcheviques puderam se lançar à tomada do poder.
Marx defendia a ideia de que a classe operária, tomando consciência da exploração e da desigualdade do sistema capitalista de produção, lutaria por um mundo muito melhor para ela.
Os Conselhos Operários ou Sovietes (do russo: сове́ты) são colegiados, ou corpos deliberativos, constituídos de operários ou membros da classe trabalhadora que regulam e organizam a produção material de um determinado território ou mesmo indústria.
Queda da Monarquia. Instauração do Governo Provisório e crescimento dos Sovietes. Retirada da Rússia da Primeira Guerra Mundial. Criação e consolidação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)
As duas grandes consequências foram a abolição da escravatura nos EUA e a industrialização do norte elevando em pouco tempo os EUA em potência mundial.
Em 3 de fevereiro de 1917, o presidente americano Woodrow Wilson rompeu relações com a Alemanha em represália ao anúncio de uma guerra de submarinos feito pelo imperador alemão, que ameaçava navios mercantes dos EUA.
A Revolução Russa de 1905 foi causada pela insatisfação do proletariado urbano com as condições de trabalho, pela insatisfação dos camponeses com a situação da divisão fundiária nos campos e pela insatisfação com o autoritarismo do governo russo.