áspide
agosto de 30 a.C.
Alexandria
Cleópatra
Para assumir o poder, Cleópatra casou-se com seu irmão, que na época tinha apenas quinze anos, enquanto ela, tinha dezoito. ... O fato de Cleópatra ter se tornado amante de César foi vantajoso para ela, com o apoio de Roma ela pôde derrotar o irmão Ptolomeu XIII e ficar no poder.
Como apontaram outros internautas, Cleópatra tinha ascendência grega - era descendente de Ptolomeu; general de Alexandre, o Grande -, e pode ter sido branca.
agosto de 30 a.C.
Cleópatra marcou um encontro com César para conhece-lo e lhe deu um tapete de presente. Segundo os registros da época, ao desenrolar o tapete, ele se deparou com uma surpresa, Cleópatra em pessoa estava enrolada no meio do tapete. Os dois se tornaram amantes e tiveram um filho, Ptolomeu XV Cesar.
Acumulou títulos, foi Pontífice Máximo, Ditador Perpétuo, Censor Vitalício e Cônsul Vitalício. Formou com Pompeu e Crasso o Primeiro Triunvirato. Durante dez anos procurou unificar o mundo romano. Caio Júlio César (Caius Julius Ceasar) nasceu em Roma, Itália, no ano 100 a.
Júlio César nasceu em uma família de patrícios e recebeu treinamento militar. Foi um líder militar e se destacou como comandante de tropas. Dentre seus feitos estão a formação de uma aliança que dominou o território romano e as conquistas territoriais.
César consolidou seu domínio do mundo conhecido na época, através de uma série de campanhas complementares: no Egito, na África , na Espanha (48-45 a.C.). Em Roma sua posição tornou-se cada vez mais monárquica, à medida que assumia sucessivamente o consulado e estendia a duração de seus poderes ditatoriais.
Os questores eram uma classe de magistrados que tratava das finanças de Roma. Cuidavam dos recursos financeiros depositados no Templo de Saturno e eram consultados pelos cônsules na administração das verbas públicas e no gasto com campanhas militares. Uma última magistratura criada em Roma foi a dos Tribunos da Plebe.
Durante os seus discursos, muitos senadores romanos manifestavam sua completa desaprovação a respeito do envolvimento do ditador com uma mulher estrangeira. Em pouco tempo, a insatisfação dos senadores foi responsável pela organização de um complô que deu fim ao governo de Júlio César.
Verificado por especialistas Júlio César desagradou ao Senado Romano pois César e o Senado disputavam o controle, o poder político, sobre a sociedade romana de então, de modo que tanto César quanto os senadores desejavam atrair para si uma quantidade ainda maior de poderes.
O texto da biografia de Cleópatra do UOL Educação referia-se a Júlio César como imperador romano. O primeiro governante a utilizar o termo imperador, no sentido de chefe supremo do Estado romano, abrangendo suas províncias, foi Augusto, sucessor de César. ...
Calígula
César pode ser visto o virtual fundador do Império Romano porque foi ele o responsável por criar a total devoção e lealdade das legiões romanas, que passaram a obedecê-lo diretamente e não mais o senado, como era antigamente.
Resposta. Resposta: Durante o período imperial, o poder era exercido pelos imperadores, havia o senado, os governadores das províncias e os generais também. ... Por isso, o poder centralizado em Roma intervia constantemente nelas como forma de garantir a sua produtividade e as suas riquezas.
Explicação:- A sociedade era patriarcal e hierarquizada (dividida em camadas sociais muito bem definidas). - Existência de um exército forte, numero, bem preparado e com excelentes armamentos e estratégias militares. - Três moedas foram usadas oficialmente pelo Império Romano: Denário, Sestércio e Soldo.
Na sua versão definitiva e plena, todavia, a cidadania romana permitia o acesso aos cargos públicos e às várias magistraturas (além da possibilidade de escolhê-las no dia de sua eleição), a possibilidade de participar das assembleias políticas da cidade de Roma, diversas vantagens de carácter fiscal e, importante, a ...
A cidadania romana era atribuída somente aos homens livres (nem todos os homens livres eram considerados cidadãos). Os cidadãos tinham o Direito: a ser sujeito de Direito privado (jus civile); ao acesso aos cargos públicos e às magistraturas; à participação das assembleias políticas; e às vantagens fiscais.
O povo que vivia ás margens do império Romano se chamava os Bárbaros. Explicação: Os bárbaros era como se chamavam os povos que não abitavam o Império de roma, como os Francos, Vikings, lombardos, os hunos e etc.