Para resumir: quando estiver fazendo referência a um termo citado anteriormente, se trata de uma anáfora. Quando estiver antecipando um termo ou expressão que ainda será citado, é uma catáfora.
Um catafórico faz uma referência a um termo posterior, que será enunciado mais à frente na oração. ... O pronome oblíquo a é um pronome catafórico porque faz referência ao termo cobra, posteriormente apresentado.
Na linguística textual, a anáfora é um procedimento sintáctico que consiste em repetir um elemento anteriormente expresso. Essa repetição faz-se frequentemente por meio dum pronome. Exemplo: ... Conclusão: referência anafórica pode ser uma referência em que haja anáfora; ou então uma referência semelhante a uma anáfora.
Elementos que garantem a coesão textual Os conectores são os elementos coesivos que fazem a coesão entre as frases. Eles instituem as relações de dependência e conexão entre os termos. Esses elementos são formados por conjunções, preposições e advérbios conectivos.
adjetivo Que se relaciona através da coesão, por meio da lógica, de forma harmônica: fala coesa, proposta coesa, atitude coesa. ... [Figurado] Seguindo um raciocínio lógico, com nexo; coerente. Etimologia (origem da palavra coesa). Feminino de coeso, do latim cohaesus.a.um, estritamente ligado.
Quando um texto é coeso quer dizer que ele tem sentido completo, ou seja, uma unidade formal e semântica. Essa unidade é construída por mecanismos gramaticais — artigos, conjunções, pronomes etc. ... Um segundo mecanismo responsável pela unidade textual é o de coesão lexical.