A capoeira iniciou como uma luta para expressar resistência dentro das senzalas. Os escravos criaram a capoeira como uma forma de se proteger da violência e punição dos colonizadores brasileiros. Eles eram frequentemente alvos de agressões e atrocidades dos senhores de engenho.
Hoje em dia, a capoeira se tornou não apenas uma arte ou um aspecto cultural, mas uma verdadeira exportadora da cultura brasileira para o exterior. ... Atualmente, é considerada patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
A origem da capoeira data da época da escravidão no Brasil. Muitos negros foram trazidos da África para o Brasil para trabalhar nos engenhos de cana-de-açúcar, nas fazendas de café, nas roças ou nas casas dos senhores. A capoeira era uma forma de luta e de resistência.
Em 2008, a capoeira foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Hoje, essa manifestação cultural afro-brasileira conquistou o mundo. É praticada em mais de 160 países, e por pessoas de todas as idades.
Caxixi s.m. é um idiofone que é percutido indiretamente, sendo ele agitado, chocalhado. Desta forma é classificado como 112.
O chocalho de cesto conhecido como caxixi é um dos instrumentos percussivos que saiu do berço africano, onde era utilizado em contextos cerimoniais e rituais, atravessou o oceano na memória dos escravos e se recriou no Brasil, em contextos populares e rituais.
Bastante utilizado nas danças e músicas urbanas mais conhecidas. É um idiofone raspado por uma baqueta. Encontram-se reco-recos feitos de bambu, metal, osso e cabaça.
O caxixi é um pequeno chocalho feito de palha trançada com a base de cabaça (Cucurbita lagenária,Lineu) cortada em forma circular e a parte superior reta, terminando com uma alça da mesma palha. (...) No interior do caxixi, há sementes secas, que ao sacudir dá som característico (REGO apud. KASADI, 2006:99).
Há dois tipos básicos de reco-reco. O brasileiro, que é feito de aço, e o de madeira de origem angolana, muito comum em estilos de música latino-americanos como a cumbia e a salsa. Este último é constituído de um gomo de bambu ou uma pequena ripa de madeira com talhos transversais.
Termo genérico para vários tambores cônicos abertos e de membrana simples, sendo assim classificado como 211.
O afoxé (ou agbê), cabaça coberta por uma rede formada de sementes ou contas, os atabaques, e o agogô, formado por duas campânulas de metal.
O som é o condutor do axé do Orixá, é o som do couro e da madeira vibrando que trazem os Orixás, são sinfonias africanas sem partitura.
São instrumentos africanos e afro-brasileiros, como Atabaque de Cunha, Dejembê, Caxixi, Chocalho, Kisangê ou Kalimba, Tambores, Balafon, Reco-Reco, Berimbau, Agogô e Xequerê. Os instrumentos pertencem ao Centro Cultural Sucena. Atabaque ou Tabaque – instrumento musical de percussão.
Tambores – são os principais instrumentos musicais africanos.
Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma. ... A influência da cultura africana é também evidente na culinária regional, especialmente na Bahia, onde foi introduzido o dendezeiro, uma palmeira africana da qual se extrai o azeite-de-dendê.
Presente no candomblé, o afoxé homenageia um orixá. Por esse motivo, pode ser considerado um candomblé de rua, e inclusive é tido por alguns como uma espécie de Maracatu. Carregado de influência religiosa, é um cortejo que faz parte do carnaval, mas não deve ser confundido com um bloco carnavalesco.
Edgard Telles Filho
Ijexá é um ritmo oriundo da cidade de Ilexá, na Nigéria e foi levado para a Bahia pelo enorme contingente de iorubás escravizados que aportou neste estado do final do século XVII até a metade do século XIX.
O Carnaval de Salvador começa seis dias antes da quarta-feira de cinzas ou numa noite de quinta-feira. Está espalhado por sete circuitos e doze bairros soteropolitanos com apresentações musicais e desfiles de blocos carnavalescos, como também há espaço para bailinhos, música eletrônica, palco do rock.
Conheça as principais atrações do Carnaval de Salvador
História - A origem do carnaval baiano é a mesma de todos os carnavais comemorados nas áreas urbanas brasileiras no início do século 20. Blocos, cordões e sociedades carnavalescas existiam em todo o estado. ... A dupla saiu no domingo de carnaval pelas ruas de Salvador e arrastou milhares de folião.
E o Circuito Batatinha, no Pelourinho, centro histórico de Salvador, onde o carnaval é realizado à moda antiga, com bailes de máscaras, bandas de fanfarras e onde se concentram afoxés e outras manifestações culturais locais.