Antissepsia da mucosa: Antissepsia das mucosas bucal, ocular, vaginal e intestinal, ou dos locais em que pode haver lesão. Remoção de sujidade e redução da flora residual e transitória: Degermação da pele, principalmente na área cirúrgica e procedimentos invasivos.
A antissepsia é feita principalmente através do uso substâncias químicas, tais como fungicidas e microbicidas, as quais visam a eliminar ou diminuir a proliferação dos agentes invasores. Mas a eliminação das infecções também pode ocorrer por meio de esterilização.
Diferença entre Assepsia Médica e Assepsia Cirúrgica A antissepsia é a prevenção da infecção. A esterilização é o processo de destruição ou eliminação de todos os microrganismos. A desinfecção envolve a eliminação da maioria ou de todos os patógenos (exceto esporos bacterianos) de objetos inanimados.
Caracterizada como um conjunto de medidas para impedir que microrganismos se desenvolvam em ambientes distintos, a assepsia seria crucial sobre o ambiente hospitalar para evitar que as pessoas estejam diante do risco da transmissão de infecções.
O significado de assepsia é “ausência de germes, entre eles bactérias, vírus e outros microrganismos que podem causar doenças”. ... Fazer uma boa higienização das mãos é uma das práticas mais importante para prevenir infecções e também impedir um surto de bactérias multirresistentes na sala cirúrgica.
Significado de Asséptico adjetivo Relativo à assepsia. ... Reunião dos mecanismos capazes de resguardar o organismo de germes patógenos: medicamento asséptico.
Sepsis, uma infecção sistémica. Asséptico, designação dada aos processos destinados a evitar a contaminação por microorganismos; Tanque séptico ou fossa séptica, uma tecnologia destinada ao tratamento in situ de efluentes orgânicos.