Ainda assim, a técnica incremental é recomendada pela maioria dos autores, pois pode permitir uma melhor adaptação do material resinoso às margens cavitárias, possibilitar a polimerização adequada da resina composta devido a pouca espessura dos incrementos, possibilitar restaurações policromáticas e facilitar a ...
Contudo, essas tensões de contração de polimerização, inerentes ao material, podem ser minimizadas clinicamente, através do uso da técnica incremental durante a restauração dos elementos dentários (controle do Fator C) e através da modulação da velocidade da reação de polimerização, com o prolongamento da fase pré-gel ...
ESTRESSE DE POLIMERIZAÇÃO: Quando o estresse de contração é alto, porém não suficiente para romper a união adesiva, é possível que as forças sejam transmitidas ao remanescente, causando problemas como flexão de cúspides e sensibilidade pós-operatória.
Polimerização é o nome do processo químico que resulta na formação de macromoléculas (moléculas grandes) denominadas de polímeros, mediante a combinação de moléculas menores, os monômeros.
A polimerização é uma reação em que as pequenas moléculas, denominadas monômeros, se combinam quimicamente para formar estruturas mais longas (macromoléculas). Existem dois tipos de polimerização: por condensação e por adição.
Assim, tem-se pesquisado o uso de aparelhos fotopolimerizadores que emitem baixos valores iniciais de intensidade de luz e que, gradativamente, vão aumentando estes valores até atingir os normalmente usados, permitindo assim que a resina composta se polimerize de forma lenta e gradual, facilitando o escoamento durante ...
O grau de conversão está relacionado à quantidade de monômero da resina composta que se converteu na cadeia polimérica, ou seja, está intimamente associado ao processo de polimerização do compósito.
Porém, alguns cuidados precisam ser tomados para que a sua durabilidade seja alta. Primeiramente, guarde o seu equipamento em local apropriado, protegido de raios solares e umidade. O condutor de luz não pode ser mergulhado em solventes ou substâncias que contenham acetona na sua composição.
Assim, surgiram as resinas compostas fotopolimerizáveis, cuja polimerização ocorre com base em uma radiação gerada por uma fonte de luz. Nessas, a qualidade e a intensidade da fonte de luz empregada são fundamentais para a longevidade do procedimento restaurador realizado, a curto, a médio e a longo prazo4,5,6,7,8.
As resinas acrílicas sofrem essa reação, que se dá através das fases de indução (ativação e iniciação), propagação e terminação. Mesmo que o ativador da reação seja físico ou químico, tal reação de polimerização na resina acrílica é sempre exotérmica.
6. São classificadas por ativação. Outra classificação possível para as resinas compostas é quanto à forma de ativação. Aqui, elas se dividem em fotoativadas e quimicamente ativadas.
Desde seu desenvolvimento nos anos 60, as resinas compostas têm evoluído e ocupado um espaço cada vez maior dentro da Odontologia. Suas propriedades mecânicas, adesivas e estéticas vêm se desenvolvendo ao longo dos anos, ocupando hoje um lugar de destaque dentro da clínica diária.
A resina composta Charisma Diamond (Heraeus Kulzer) é uma das principais representantes dessa nova geração de compósitos, apresentando como principais características o baixo escoamento, facilidade de manipulação, alta resistência, além de excelente acabamento e estética.
A técnica restauradora direta com resina composta micro-híbrida (Charisma Diamond e Gluma 2 Bond) foi efetiva em restabelecer a função e a estética dos dentes anteriores superiores com eficiência clínica e simplicidade.
Embora não detentoras de todas estas características, e com algumas limitações como a baixa resistência ao desgaste, infiltração marginal (cárie secundária) e dificuldades na devolução do contato proximal , as resinas compostas tiveram seu uso popularizado em dentes posteriores a partir do início dos anos 80, sendo ...
O que é uma restauração indireta? As restaurações indiretas, ou overlay/onlay/inlay, são restaurações feitas no laboratório, e, tal como a restauração directa, tem como objectivo reparar o dente como se de um dente intacto se tratasse.