A ética da reciprocidade, também chamada de regra de ouro ou regra áurea, é uma máxima moral ou princípio moral que pode ser expressa como uma injunção positiva ou negativa: Cada um deve tratar os outros como gostaria que ele próprio fosse tratado (forma positiva ou directiva).
( ) É um ensinamento encontrado somente no Judaísmo: Tratar os outros como a si mesmo gostaria de ser tratado. ( ) É um ensinamento comum encontrado na maioria das religiões e culturas: Tratar os outros como a si mesmo gostaria de ser tratado. ...
A ética religiosa está ligada ao realismo moral, pela qual os comportamentos corretos decorrem da vontade de Deus, que nos é dada através dos profetas, contendo a Bíblia e o Alcorão vários comandos decorrentes dessa revelação profética.
A origem da palavra ética vem do grego ethos, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o ethos grego, para o latim mos (ou no plural mores), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral.
A ética no Candomblé se constrói a partir da relação entre o adepto e o seu Orixá. Não há assim no Candomblé uma ética de valores ou de princípios. A ética no Candomblé é uma ética relacional. Ela depende da relação de cada pessoa com o seu Orixá e da manifestação deste.
A ética na família pode ser considerada um dos encadeamentos sociais mais importantes na vida do ser humano. Na família é que a pessoa vai formando a sua personalidade e adquirindo valores. Além do afeto, é imperioso sempre invocarmos a ética como elemento estruturante da família.
Ainda, são alguns exemplos de atitudes éticas dentro do ambiente de trabalho: Educação e respeito entre os empregados; ... Busca de crescimento profissional sem prejudicar outros colegas de trabalho; Respeito às regras e normas da empresa.
Condutas éticas geram reflexos positivos, tanto para a organização quanto para seus empregados, na medida em que aumentam a produtividade, estimulam a harmonia no ambiente de trabalho e ajudam no desenvolvimento profissional dos que o compõem.
São regras de conduta que têm como objetivo o bem estar das sociedades. As diferentes culturas e religiões possuem princípios éticos e valores morais que as guiam e são parte de sua doutrina.
Embora alicerce as religiões, a ética as suplanta, pois seus princípios são universais, ou seja, valem em qualquer tempo e em qualquer lugar – enquanto a moral muda conforme os hábitos e costumes e interesses característicos do tempo e do lugar.
Nas Lições (analogamente às três Críticas e à Religion), Kant diz que moralidade e religião são “ligadas do modo mais estreito”, diferenciando-se apenas pelo fato de que na moralidade os deveres “são praticados como princípios fundamentais de todo ser racional, e pelo fato de que este último deve agir como membro de um ...
Para isso, Kant postula a necessidade da existência moral de Deus, ou seja, ele afirma que essa necessidade moral “é subjetiva, isto é, uma carência, e não objetiva, ou seja, ela mesma um dever; pois não pode haver absolu- tamente um dever de admitir a existência de uma coisa (porque isto concerne meramente ao uso ...
12 de fevereiro de 1804
Königsberg
As ordenações racionais que visam um fim possível são aquelas do imperativo da habilidade e, portanto, se diz deste imperativo que ele é hipotético. Hipotético porque o fim buscado pode ou não ocorrer, dependendo sempre da maneira como o agente irá condu- zir suas ações em vista deste fim almejado.