A segunda cidade mais populosa é Imperatriz, com 258.
Entre as mais pobres, das 10 com menores rendas do país, estão 8 maranhenses. Pela ordem, figuram: Milagres do Maranhão, Turilândia, Primeira Cruz, Jenipapo dos Vieiras, Chaves (PA), Centro do Guilherme, Cachoeira do Piriá (PA), Matões do Norte, Fernando Falcão.
Melgaço tem o pior IDH do país A triste realidade brasileira. A cidade com o pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país é Melgaço, no norte do Pará.
Canaã é a mais rica “per capita” do Brasil As quatro prefeituras efetivamente bilionárias são Belém, Parauapebas, Marabá e Canaã dos Carajás.
Sua região metropolitana é composta por 5 municípios (Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara) e totaliza 1.
O território paraense faz divisa com:
O Estado do Para fica na região Norte do Brasil. A capital é Belém e a sigla PA. É o segundo maior estado do País em extensão territorial e mais povoado da região Norte.
A História do Pará O povoamento do Pará começa com a entrada de holandeses e ingleses, mas consolidado com os portugueses. O início da formação do Estado se dá em 1616, com a fundação do Forte do Presépio, primeiro marco de construção da cidade de Belém, na época Santa Maria de Belém do Grão-Pará.
Em 12 de janeiro de 1616, a cidade de Belém foi fundada por Francisco Caldeira Castelo Branco. Lançou os alicerces da cidade no lugar hoje chamado de Forte do Castelo. Ali edificou um forte de paliçada, em quadrilátero feito de taipa de pilão e guarnecido de cestões.
Ocupação portuguesa Em 1500, o navegador espanhol Vicente Yañez Pinzón foi o primeiro europeu a navegar pela foz do Rio Amazonas. Em 26 de agosto de 1542, o espanhol Francisco de Orellana chegou também à foz do rio Amazonas, por via fluvial partindo de Quito, no Equador.
O Brasil se torna independente no dia 7 de setembro de 1822 e a Província do Grão Pará não aceita fazer parte e continua fiel a Portugal. ... Foi no local que, no dia 15 de agosto de 1823, o documento de adesão do Pará foi assinado. Segundo historiadores, parte da população paraense se revoltou.
O Pará possui um vasto acervo cultural, resultado do encontro dos colonizadores portugueses, do índio e do negro africano. ... Várias manifestações populares religiosas e profanas, herdadas dos índios, negros e portuguêses.