SAÍDAS DE EMERGÊNCIA Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas, de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência. A largura mínima das aberturas de saída deverá ser de 1,20m (um metro e vinte centímetros).
Porta com dimensão maior que 1,2 m deve ter duas folhas; 2. Porta com dimensão maior ou igual a 2,2 m exige coluna central. As portas das rotas de saídas e aquelas das salas com capacidade acima de 100 pessoas, em comunicação com os acessos e descargas, devem abrir no sentido do trânsito de saída.
A segurança é indispensável para a prevenção de acidentes, especialmente quando trata-se de incêndios. A porta corta fogo, comum em condomínios e prédios, é um item substancial de proteção, pois possui a capacidade de deter o fogo e o calor, em caso de incêndios em edifícios.
Pode ser instalado mola hidráulica para porta corta fogo, onde haja corrente de ar, impedindo o fechamento da folha ou quando a folha (mesmo com a manutenção das dobradiças), batem muito forte devido a ventos nos corredores.
►Como faço a limpeza da porta corta-fogo? Com pano ligeiramente umedecido em água e em seguida utilizar um pano seco para a remoção, de forma que a superfície fique seca e a poeira removida. Nenhum produto químico deve ser utilizado.
Há as que duram 30, 60, 90 e 120 minutos que são certificadas por um laboratório confiável, como IPT na USP em S. Paulo SP, ou o Underwriters Laboratories, nos Estados Unidos. Como as portas corta-fogo podem ser usadas diariamente, é necessário que haja manutenção mensal em relação à abertura e fechamento do objeto.
As portas corta-fogo são classificadas em quatro tipos diferentes, cada uma para sua necessidade específica - P-30, P-60, P-90 e P-120 - indicando o tempo de resistência mínima ao fogo, um importante detalhe que, na instalação, deve cumprir orientação do Corpo de Bombeiros, observando-se as condições de esvaziar a ...
A porta corta fogo de correr, é dotada de fusível a 68ºC e pode ficar sempre aberta, para passagem livremente de empilhadeiras, carrinhos e outros. Em caso de incêndio, o fusível será aquecido e irá romper, fechando a folha automaticamente de forma lenta.
Os acessórios destes equipamentos, como válvulas, registros, filtros, etc., devem ser identificados na cor amarela. É recomendação técnica juntamente com a NR 26 que é uma lei que as portas de saída de emergência (a porta corta fogo está dentro dessa premissa) seja de cor vermelha.
Para instalação da porta corta fogo instalação, os batentes deverão ser colocados com 03 grapas de cada lado, bem fixos na alvenaria e no prumo para poder dar bom fechamento das folhas.
Modelos de dobradiças
Já a dobradiça de alumínio é a escolha ideal para portas de MDF. Já portas mais pesadas como as portas de ferro ou de madeira maciça exigem dobradiças de aço inox, capazes de suportar o peso pesado de uma grande porta de entrada abrindo e fechando milhares de vezes durante a vida útil da porta.
A dobradiça reta é mais indicada para portas de móveis que necessitam de um fechamento total, no qual as portas estão fora totalmente da caixaria móvel. Essa dobradiça é recomendada para móveis simples de duas portas ou módulos de roupeiros modulados.
Passo 1: Determine onde você deseja instalar as dobradiças da porta e do armário. Normalmente, as dobradiças são colocados três ou quatro centímetros a partir das extremidades superior e inferior das portas. Trace uma linha perpendicular pela porta para marcar o centro de cada dobradiça.
O indicado é usar, no mínimo, três dobradiças: a primeira deverá ficar na altura que marque metade da porta, as outras, inferior e superior, devem ficar distantes entre 15 e 18 cm de cada extremidade da porta.
Geralmente, são necessárias três dobradiças ao longo da porta para garantir um suporte seguro. Duas devem ser situadas nas extremidades e uma bem fixada no meio da esquadria. Caso o modelo da sua porta seja pivotante, você deve providenciar um tipo de dobradiça específico.
Características Técnicas