O oxigênio é muito importante para a existência da vida no planeta Terra. Além de ser estudado pela química, o elemento é fundamental para a biologia. Afinal, humanos e outros seres aeróbicos necessitam do gás para a respiração celular e, consequentemente, a produção de energia.
O oxigênio que inalamos através da inspiração é passado para o sangue, e o gás carbônico que estava no sangue é expelido através da expiração. Esse processo chama-se hematose.
O primeiro passo é captar e armazenar o ar atmosférico num reservatório, com auxílio de dois compressores. Um tipo de compressor comum em usinas de oxigênio usa um enorme parafuso giratório para sugar, canalizar e comprimir o ar. Compressores mais simples usam um pistão que sobe e desce dentro de uma cavidade.
Há uma outra maneira bem simples de obter oxigênio puro. Compre na farmácia ou loja de produtos químicos um pouco de água oxigenada a 20 volumes e uma pequena quanidade de uma substância chamada bióxido de manganês. Coloque num tubo de ensaio dois dedos de água oxigenada.
Temperatura elevada A água morna não contém tanto oxigênio quanto a água fria. No entanto, em épocas mais quentes, isso pode causar perda de oxigênio no aquário. Portanto, realizar uma TPA com uma água mais fria pode ajudar a diminuir a temperatura e introduzirá uma quantidade maior de oxigênio.
Dentre eles estão os Bettas, Trigocaster, Colisa, Paraíso e Beijador. Sendo assim, estes peixes não precisam de uma grande quantidade de oxigênio injetada na água.
Essa agitação promove a troca gasosa, ou seja, aumenta a taxa de oxigênio (O2) dissolvido na água. Além disso, aumenta a taxa de dióxido de carbono (CO2) que é liberado dela também. ... Isso quer dizer que, quanto mais oxigênio, mais peixes você pode manter. Por isso a importância de agitar / oxigenar a água do aquário.
Um aerador é capaz de misturar a água da camada superior (mais quente) com a do fundo (mais fria), o que reduz a temperatura em todo o sistema. Consequentemente, a redução na temperatura aumenta a afinidade do oxigênio com a água, promovendo o crescimento ideal dos peixes e a saúde geral do ambiente aquático.