Ela é responsável pelo desenvolvimento da vida na terra, pela produção agrícola, para o consumo das espécies. O ciclo da água ou hidrológico é então importante, pois colabora para que a substância circule pelas regiões do planeta, com a variação climática, funcionamento dos rios e funcionamento dos organismos.
A essa transformação e circulação da água dá-se o nome de ciclo da água ou ciclo hidrológico, que se desenvolve através dos processos de evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração.
O ciclo da água envolve processos, como evaporação, condensação, precipitação e infiltração. Quando a água cai sobre o ambiente terrestre, ela infiltra no solo, indo parar nos lençóis freáticos. Os seres vivos ingerem ou absorvem a água do ambiente e utilizam-na em diversas reações que ocorrem em seus organismos.
Os ciclos biogeoquímicos, também chamados de ciclos da matéria, podem ser definidos como processos naturais em que ocorre a ciclagem dos elementos, ou seja, sua passagem do meio ambiente (componentes físico-químicos) para os organismos vivos e destes de volta para o meio.
Os ciclos biogeoquímicos são processos que ocorrem na natureza para garantir a reciclagem de elementos químicos no meio. São esses ciclos que possibilitam que os elementos interajam com o meio ambiente e com os seres vivos, ou seja, garantem que o elemento flua pela atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera.
Tipos de ciclos biogeoquímicos: gasoso e sedimentar
Tipos de ciclos de vida
Ciclos biogeoquímicos no Enem
O ciclo do carbono se constitui pela absorção do gas carbonico pelos vegetais no processo de fotossíntese. ... Como alguns fungos e bacterias são responsáveis pela decomposição tanto de animais como a de vegetais, eles ingerem parte deste carbono, liberando-o para a atmosfera e para o solo.
O ciclo do carbono pode ser definido como sendo o conjunto de reações que envolvem a absorção do gás carbônico por meio dos vegetais durante o processo de fotossíntese. ... Assim, ao ingerir os vegetais, os animais também consomem o carbono, que por sua vez é liberado através da respiração ou de sua decomposição.
A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca: A - aumento da porcentagem de carbono contido na Terra. ... D - aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera. E - redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos.
Ao efetuar queimadas de florestas ou de combustíveis fósseis (carvão e petróleo), uma grande quantidade de gás carbônico segue para a atmosfera. ... O mundo todo produz muito CO2 através das chaminés de suas indústrias e queimadas, provocando o designado AQUECIMENTO GLOBAL.
-Emissão de gases como escapamento de canos de automóveis,queimadas de florestas e lixões. -Respiração de aglomerados de pessoas em determinados locais. -Turbinas de fábricas. -Morte de árvores,animais e pessoas em massa.
Resposta. Resposta: Ciclo do carbono é um ciclo biogeoquímico, ou seja, um processo que garante a reciclagem do carbono, possibilitando que esse elemento interaja com o meio e também com os seres vivos.
Sobre o ciclo do carbono, é INCORRETO afirmar que: 1-O carbono é um elemento químico encontrado apenas na atmosfera. 2-O carbono pode ser encontrado em todas partes do planeta. 3-Os vegetais absorvem o carbono atmosférico na forma de CO2 através da fotossíntese. 4-Combustíveis fósseis são derivados de carbono.
Através dos processos da fotossíntese e da respiração. ... Juntamente com a decomposição orgânica a respiração devolve o carbono, biologicamente fixado nos stocks terrestres , para a atmosfera.
O gás carbônico é absorvido pelas plantas e utilizado no processo de fotossíntese para a fabricação de compostos orgânicos. Posteriormente, o CO2 é devolvido pela planta por meio da respiração, decomposição após sua morte ou cadeia alimentar.
Quanto ao ciclo do carbono é correto afirmar que a) à atmosfera na forma de CO₂, por meio da respiração ou da fotossíntase. ... b)as bactérias dos nódulos radiculares fixam o carbono atmosférico e fornecem parte dele à planta hospedeira. c) o carbono é incorporado às moléculas orgânicas que compõem os seres vivos