A pesquisa é essencial à prática docente, pois o professor que assume a postura de pesquisador, compromete-se com a elaboração própria, com o questionamento, com a emancipação política, com a formação da cidadania, com a criatividade, com a descoberta e com a redescoberta.
Por ser um processo complexo, o pesquisador precisa cumprir etapas como: definição da linha de pesquisa, definição da metodologia, apuração do assunto, busca por informações em fontes fidedignas, definição e leitura de bibliografia – com obras e autores considerados referência no assunto – e, por fim, estruturação e ...
O programa é o primeiro contato que o universitário possui com a pesquisa acadêmica. A iniciação científica consiste no estudo aprofundado de um tema escolhido pelo aluno em qualquer área do conhecimento, durante aproximadamente um ano, com o auxílio de um orientador de sua faculdade.
Já a pesquisa científica têm como intuito o acúmulo de conhecimento socialmente produzido. A pesquisa comum não influi diretamente no cotidiano da vida em sociedade, não acumula conhecimento coletivo, mas é uma forma de questionamento, levantamento de dados, formulação de hipóteses.
Etimologia das palavras. Segundo o dicionário de etimologia de BUENO (1975), pesquisa é indagação, rebusca científica, literária, investigação metódica. Investigação, por outro lado, significa pesquisa, seguir os vestígios de, procurar esclarecimentos.
1. Tipos de pesquisa científica quanto à abordagem
O conhecimento popular geralmente é fruto do senso comum - aquilo que as pessoas repetem como verdade mesmo sem se questionar o porquê. ... Já o conhecimento científico é o pensamento investigado, é o conhecimento que parte de uma série de procedimentos(método científico) para que uma conclusão seja emitida.
Olá. A principal relação entre cotidiano e conhecimento científico está na participação de um no outro, concomitantemente, em diversos contextos.