A curva ABC tem como principal finalidade, classificar todos os produtos que compõem o estoque de uma empresa de acordo com o grau de importância de cada um deles. Essa classificação pode ser feita de acordo com os preços de custo ou preços de venda de cada produto do estoque.
No setor de engenharia logística, a Curva ABC, também conhecida como Análise de Pareto ou Regra 80/20, é uma forma de organização e classificação de produtos por grau de importância. Bastante conhecida por diferentes segmentos empresariais, a Curva ABC é aplicada na intenção de proporcionar receita e lucratividade.
O termo ABC consiste em classificar os itens em 3 faixas: – Classe A: 20% dos itens representam 80% do valor do estoque; – Classe B: 30% dos itens representam 15% do valor do estoque; – Classe C: 50% dos itens representam 5% do valor do estoque.
Como explicado, a curva ABC é utilizada no gerenciamento de estoques e tem como principal objetivo oferecer informações que permitam categorizar os itens de grande impacto e importância para a empresa. Esse método também é conhecido como regra 80/20 ou Diagrama de Pareto.
A segmentação de clientes é importante para que a empresa consiga desenvolver um relacionamento mais duradouro com seus compradores. ... Dessa forma, o time de vendas consegue identificar com mais clareza as necessidades de cada cliente e pode oferecer soluções que têm mais chances de adesão.
A Classificação XYZ consiste em um método de classificação de itens que utiliza como critério a criticidade. O item Z é o mais crítico, enquanto o Y possui criticidade intermediária e o item Z é o menos crítico.
Enquanto a Classificação ABC usa critérios quantitativos e objetivos para determinar a classe de cada item, a classificação XYZ requer a participação de especialistas na avaliação da criticidade dos itens.
É por meio da classificação que os itens em estoque são agrupados segundo determinados critérios, sejam eles peso, forma, dimensões, tipo, uso etc. ... E também as necessidades que devem ser respeitadas para que a gestão dos estoques tenha um processo eficaz de todos os itens inseridos no sistema.
Curva XYZ no Planejamento dos Estoques . A Curva XYZ é menos conhecida que a classificação ABC, mas útil pois permite a análise dos itens com base na sua criticidade no planejamento de demanda e administração dos estoques.
Com a realização do inventário, a empresa consegue:
Para a construção da curva ABC de consumo podemos seguir as etapas descritas abaixo: 1. Relacionar os itens (a), quantidade consumida no período (b) e o valor unitário (c); 2. Para a definição do custo total (d), multiplicar a quantidade consumida pelo valor unitário (b *c = d); 3.