Para fins didáticos, em sistemas de produção animal, a ambiência pode ser dividida em térmica, lumínica, acústica e aérea, e todas podem ser consideradas fatores importantes para que se atinja o máximo de produtividade que o potencial genético que cada espécie, raça ou animal pode expressar.
A influência do calor tem uma relação direta com bem-estar animal e sua produtividade. A temperatura elevada somada à falta ou ao excesso de chuvas pode prejudicar as pastagens, enquanto os animais têm seu metabolismo e comportamento afetado.
A Bioclimatologia Animal tem como principal objetivo entender as relações entre os elementos climáticos e a fisiologia animal e vem ganhando importância no meio científico para vencer as barreiras impostas pelo ambiente sobre a expressão do potencial genético dos animais (AZEVÊDO, ALVES, 2009).
Os principais agentes do clima, como ação direta sobre os animais domésticos são: temperatura, radiação solar, umidade, pressão atmosférica, vento e chuva; e com ação indireta são: pastagens e outros alimentos, parasitos e doenças.
Os suínos são animais homeotérmicos, pois mantêm sua temperatura interna constante e trocam calor com o ambiente. ... Em temperaturas elevadas, os suínos utilizam mecanismos compensatórios, alterando as exigências nutricionais, o que afeta os resultados zootécnicos.
Pode-se definir a zona termoneutra como sendo a faixa de temperatura ambiente onde a taxa metabólica e, consequentemente, a produção de calor são mínimas.
A Peste Suína Clássica (PSC) é uma doença altamente infecciosa que acomete suínos domésticos e selvagens.
A peste suína africana (PSA) é uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus composto por DNA fita dupla, pertencente à família Asfarviridae. A doença não acomete o homem, sendo exclusiva de suídeos domésticos e asselvajados (javalis e cruzamentos com suínos domésticos).
Como dar uma injeção em um porco
Dectomax é um parasiticida injetável de amplo espectro para bovinos, suínos e ovinos. Uma injeção de pequeno volume controla eficazmente uma ampla variedade de vermes redondos e artrópodes que comprometem a saúde e a produtividade dos bovinos, suínos e ovinos.
Suínos: Dectomax® deve ser aplicado pela via intramuscular na dose de 1 mL para cada 33 kg de peso (300 mcg de Doramectin por kg). Os animais deverão ser muito bem contidos para assegurar a aplicação da dosagem indicada.
Nas dietas para suínos recomenda-se suplementação das vitaminas A, D, E, K, riboflavina, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico, colina, biotina, piridoxina, tiamina e vitamina B12 (ZARDO; LIMA, 1999).
A aplicação intramuscular ou subcutânea consiste na aplicação de uma dose única injetável contendo um composto orgânico de ferro, entre o primeiro e o sétimo dia de vida do animal. É recomendada por ser segura, de fácil aplicação e higiênica.
O uso de ferro injetável em leitões neonatos tem contribuído de maneira significativa para a melhoria do desempenho zootécnico da suinocultura, pois durante o período de gestação, pouca quantidade de ferro consegue ultrapassar a barreira placentária e ser estocado no fígado dos fetos, para ser consumido logo após o ...
O leitão recém-nascido necessita, para uma taxa de crescimento normal, de 7 a 16 mg de ferro por dia (VENN et al., 1947).