Na linha de comando do sistema operacional MS-DOS, o comando VER é usado para mostrar a versão do sistema operacional em uso. Nota: sua função é análoga ao comando uname do Unix.
Para abrir o “Executar” e rodar comandos executar do Windows, basta acessar a tecla de atalho Windows + R, pressionando a tecla com o logotipo do Windows + letra “R”. A atalho executar do windows não esta aparecendo ?
MKDIR ou MD – Cria uma pasta no diretório corrente com o nome especificado. CHDIR ou CD – Muda a pasta corrente para a pasta especificada. Parâmetros - / - o parâmetro barra “/” muda o diretório corrente para o diretório raiz. RMDIR ou RD – Remove pasta caso a pasta não tenha arquivos ou subdiretórios.
O comando “cd” serve para acessar e mudar de diretório corrente. Ele é utilizado para a navegação entre as pastas do computador. Exemplo: cd /home/baixaki/Desktop – Acessa a pasta correspondente à área de trabalho do usuário baixaki. Exibe a pasta atual na qual o usuário se encontra.
O MS-DOS coordena o hardware e permite que a CPU comunique-se com quase todas as partes de seu computador. Após carregar o sistema operacional (geralmente logo após o computador ter sido ligado), ele é mantido na memória de acesso aleatório do computador (RAM).
CHDIR ou CD Comando que muda o diretório corrente para outro a partir da pasta atual. Exemplos: C:\>cd infowester - entra no diretório infowester.
Digite "CD" e o nome do diretório que deseja abrir, e aperte "Enter" para navegar àquele diretório na janela do prompt de comando. Por exemplo, para abrir a pasta arquivos de programas, digitaria "CD Arquivos de Programas".
cd , também conhecido por chdir , é um comando implementado em interfaces de linha de comandos de diversos sistemas operacionais (Unix ou qualquer um do tipo Unix, DOS, Windows, OS/2 e AmigaOS).
Digitando cmd no campo de procura, irá aparecer a opção prompt de comando e, então, clicamos nesta opção. Aparecerá a tela do prompt de comando (c:\). Vou digitar o comando c:\dir d:\Musics /s /b > d:\lista. txt como mostrado a seguir.
Para abrir o Prompt de Comandos, clique em iniciar e digite cmd . No exemplo acima, quando a janela de comandos foi aberta, estávamos na pasta /Users/Rocha . Ao subirmos um diretório, com o comando cd../ , passamos a estar na pasta /Users , que é o diretório “pai” de /Rocha .
O comando Copy permite copiar um ou mais arquivos de uma pasta em outra. Sua sintaxe é Cópia > Origem > Destino.
Para isso, digite cd seguido de um espaço e não pressione ↵ Enter ainda. Digite o caminho da pasta onde se encontra o arquivo que deseja copiar. Pressione ↵ Enter . Com isso, de agora em diante, todos os comandos serão executados a partir dessa pasta.
Se você deseja copiar apenas a estrutura de pasta (árvore de diretórios) de uma unidade para outra, basta usar o compando XCOPY.
Para começar, abra o Explorador de Arquivos e localize o arquivo cujo caminho foi pretende copiar. Dê um clique sobre o arquivo e agora vá na guia Inicio > Copiar caminho: O caminho completo do arquivo será transferido para a sua área de transferência. Com isso, basta colar o caminho onde quiser.
Localizando o caminho de um arquivo com o comando Pesquisar. Comece apertando as teclas ⊞ Win + S para abrir a barra de pesquisa do Windows. Na barra de pesquisa, digite o nome do arquivo que deseja localizar e aperte a tecla Enter. Em seguida, uma lista com os resultados da pesquisa deve ser exibida.
Como obter o diretório onde o seu programa está instalado Crie uma váriavel do tipo String e insira a seguinte linha no evento ou função desejada do formulário: ExtractFilePath(Application. Exename); Retorna-rá o path atual do arquivo .