Orelha é o nome das estruturas que compõem o sistema auditivo. Localizada na região temporal do crânio, divide-se entre orelha externa, média e interna. É responsável pela função auditiva e pelo equilíbrio.
O ouvido externo é formado pelo pavilhão, popularmente chamado de orelha. Essa estrutura serve para canalizar as ondas sonoras e ajudar a direcioná-las em direção ao tímpano. Além disso, a orelha é responsável por proteger o tímpano contra danos.
Orelha Média: faz o limite com a orelha externa através da membrana timpânica que está em contato com três ossículos articulados entre si (martelo, bigorna e estribo).
Na anatomia humana, o tímpano ou membrana timpânica, é uma membrana em forma de cone fina que separa o ouvido externo do ouvido médio em humanos e outros tetrápodes. A sua função é a de transmitir o som do ar aos ossículos no ouvido médio, e, em seguida, para a janela oval na cóclea cheia de fluido.
O pavilhão auditivo, ou orelha, como é mais conhecido, é muito importante para a nossa audição, e sua função principal é recolher os sons. Ela funciona como um funil que direciona o som para dentro do ouvido. Mas além disso, a orelha também funciona como uma radar, que ajuda a localizar de onde o som está vindo!
O ouvido é a parte interna do sistema auditivo humano. Ele é responsável pela audição e pelo equilíbrio. Nos humanos, os ouvidos são localizados na região do crânio, um de cada lado, e são acompanhados pelas orelhas (região externa).