EQST

Qual A Funço Da Esfingomielina Encontrada Na Bainha De Mielina?

Qual é a função da Esfingomielina encontrada na bainha de mielina?

A esfingomielina é um constituinte importante da bainha de mielina, que envolve os axónios de algumas células do sistema nervoso. ... Produz-se a condução saltatória resultando em aumento da velocidade de propagação do potencial de ação e economia de energia para a célula, pois somente os nodos despolarizam.

Qual a importância dos Esfingolipídeos?

Funções dos Esfingolipídeos Em seres humanos, foram já identificados 60 tipos diferentes de esfingolipídeos em membranas celulares, os quais são especialmente proeminentes em membranas de neurônios (bainha de mielina). Há exemplos de esfingolipídeo cuja função é de local de reconhecimento na superfície celular.

Quais são as principais diferenças entre os Glicerofosfolipídeos e os Esfingolipídios?

A molécula dos glicerofosfolipídios contém uma região polar, composta pelo grupo fosfato e seus substituintes, e uma parte apolar, devida aos ácidos graxos e glicerol. Por conterem fosfato, os glicerofosfolipídios e as esfingomielinas, são denominados fosfolipídios.

Qual a principal função dos Glicerofosfolipídeos?

Glicerofosfolipídeos ou fosfoglicerídeos. São moléculas que contêm glicerol, ácidos graxos, fosfato e um álcool (exemplo, colina). São os principais componentes lipídicos das membranas celulares.

Qual a principal função dos fosfolipídios?

Os fosfolipídeos possuem uma estrutura longa e complexa. Eles são lipídeos associados às moléculas de Fosfato. A sua principal função é manter a estrutura da membrana plasmática. As proteínas exercem várias funções, sendo uma delas o transporte de substâncias importantes para a célula.

O que é um Fosfolipideo?

Os fosfolipídios são moléculas anfipáticas, isto é, possuem uma cabeça constituída pelo grupo fosfato que é polar ou hidrofílica(tem afinidade por água) e uma cauda constituída pelas cadeias de ácidos gordos apolar ou hidrofóbica, isto é que repele a água.

Porque a membrana plasmática é uma bicamada lipídica?

A bicamada lipídica apresenta a parte hidrofílica das moléculas lipídicas em contato com a água presente no exterior e interior da célula, enquanto as partes hidrofóbicas encontram-se em contato umas com as outras. As moléculas lipídicas encontram-se em constante deslocamento, por isso esse modelo é chamado de fluido.

Quais são os tipos de lipídios presentes na membrana plasmática?

Existem 3 grandes classes de lipídeos que compõem a membrana plasmática: fosfolipídeos, esteróis e glicolípides, sendo que fosofolípides são os mais abundantes, via de regra. A molécula de lípide possui uma característica bioquímica essencial para formar uma bicamada estável, ainda que fluida.

Qual substância consegue atravessar as membranas através da bicamada lipídica?

Difusão Simples: quando partículas e moléculas caminham através da bicamada lipídica, como ocorre com o O2, CO2 etc. Sempre a favor do gradiente de concentração, essas moléculas conseguem atravessar a membrana por meio dos poros resultados do espaçamento mínimo entre os fosfolipídios.

Quais os transportes através da membrana?

Existem três tipos de transporte passivo pela membrana celular: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.