O volume de um paralelepípedo é calculado através da multiplicação entre a área da base e a altura, ou para ser mais prático: comprimento x largura x altura, considerando sempre que as unidades de comprimento das dimensões sejam as mesmas.
Cilindro é uma forma geométrica tridimensional formada por duas bases circulares em planos distintos e paralelos e por todos os pontos entre essas bases.
É como se desmontássemos o sólido para observar as figuras geométricas planas que podem ser usadas para construí-lo. A planificação do cilindro é: duas circunferências congruentes e um paralelogramo (no caso dos cilindros oblíquos) ou um retângulo (no caso dos cilindros retos).
O cilindro é sólido geométrico tridimensional formado por um total de três superfícies. Duas dessas superfícies são planas (as formas circulares em suas extremidades) que tem como maneira de cálculo de área a mesma fórmula de um circulo, π . r^2. A outra restante não é plana (seu corpo de aspecto arredondado).
Os cilindros podem ser obtidos girando-se uma região retangular. ... Isso faz com que o cilindro também seja chamado de sólido (ou corpo) de revolução.
Componentes do Cilindro
Eixo do cilindro – É a reta r, que corta os planos α e β, à qual são paralelos os segmentos que formam o cilindro. Geratrizes – Segmentos paralelos à reta AB que têm suas extremidades nos círculos da base do cilindro. Portanto, geratrizes são segmentos de reta que fazem parte do contorno do cilindro.