O controle do peso corporal funciona adequadamente diante de uma oferta energética compatível com o seu gasto. Essa relação é chamada de balanço energético e, para que seja neutro, deve existir equilíbrio entre a ingestão alimentar e o gasto energético.
A Taxa Metabólica Basal (TMB) é o mínimo de energia necessária para manter as funções do organismo em repouso, como os batimentos cardíacos, a pressão arterial, a respiração e a manutenção da temperatura corporal.
Na opinião do pesquisador, a quantidade máxima de proteína ingerida por vez deve ser de 25 a 30 gramas – mais do que isso, o corpo não consegue absorver. Diversos estudos já encontraram efeitos positivos do uso do suplemento proteico no ganho de massa muscular.
O mais importante é ingerir a quantidade de proteína diária recomendada, que varia de pessoa para pessoa, mas geralmente é de 1 g a 1,2 g por quilo de peso corporal. Uma pessoa com 70 kg, por exemplo, precisa de 70 g a 84 g de proteína por dia (dependendo da marca, uma dose de whey oferece cerca de 30 g).
Geralmente uma medida de whey por dia é suficiente – que pode ser de 1 ou 2 scoops (copos medida), dependendo do whey. Mas pode variar, sendo consumido somente nos dias de treinos e, para algumas pessoas, pode chegar a se recomendado usar duas medidas por dia.