EQST

Qual A Diferença Entre Marca De Alto Renome E Marca Notoriamente Conhecida?

Qual a diferença entre marca de alto renome e marca notoriamente conhecida?

Enquanto a marca de alto renome possui grande reconhecimento por parte do público e garantia exclusividade de uso em qualquer segmento, uma marca notoriamente conhecida é aquela registrada em outro país e que possui reconhecimento expressivo perante os consumidores, mas tem o direito de uso exclusivo apenas em seu ramo ...

O que acontece se eu não registrar minha marca?

Um dos maiores riscos de não ter sua marca registrada é a sua empresa usar uma marca que já está registrada por terceiros. O uso não autorizado de uma marca pode levar a diversos procesos judiciais, tendo como consequência o pagamento de altas indenizações e a necessidade de mudar o nome da sua empresa.

Quais são as consequências da irregularidade do empresário?

O irregular pode sofrer falência, mas o registro é um requisito para pedir a Falência de outras empresas. Também não poderá se beneficiar da Recuperação de Empresas e não poderá participar de Licitações.

Quais são as consequências para o empresário que não faz seu registro na Junta Comercial?

Você sabe as consequências da falta de registro de seu contrato social ou estatuto na junta comercial? O principal prejuízo para as empresas que dão início à sua atividade irregularmente é a responsabilidade ilimitada, ou seja, todos os bens dos sócios respondem pelas obrigações assumidas pela empresa.

É obrigatório o registro do contrato social de uma sociedade empresária na Junta Comercial senão ela não existe legalmente?

De acordo com o artigo 967 do Código Civil: Artigo 967: “É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.” ... Já a Junta Comercial, cabe a ela, dentre outras funções, a execução do registro de empresa.

Qual a consequência para a pessoa legalmente impedida de exercer atividade própria de empresário se a exercer?

A pessoa legalmente impedida de exercer atividade própria de empresário, se a exercer, responderá pelas obrigações contraídas. Poderá o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herança.

Quem são os legalmente impedidos de exercer atividade empresarial?

Os de lei especial são os servidores públicos civis federais, municipais e estaduais, os militares da ativa das Forças Armadas e das Polícias Militares, os magistrados; os membros do Ministério Público; os empresários falidos enquanto não reabilitados; os corretores, leiloeiros e despachantes aduaneiros; os cônsules, ...

Porque militar não pode ser empresário?

A resposta se encontra na Lei 6.

Em que condições pode ser um empresário individual?

A pessoa física que desenvolve uma atividade produtiva pode ser empresário individual, titular de empresa individual, pois se enquadra no conceito previsto no Código Civil. Por outro lado, a pessoa jurídica pode ser uma sociedade empresária, porque desenvolve atividade empresarial.

Quem não pode ser EI?

Quem não pode ter Empresa Individual? Segundo o Artigo 966 do Código Civil e o Artigo 150 do Regulamento do Imposto de Renda, nenhuma profissão regulamentada (ou seja aquelas que possuem regulamentação própria de direitos e garantias) pode constituir uma empresa individual.

Qual enquadramento do empresário individual?

O Empresário Individual também é um profissional que trabalha por conta própria, mas seu faturamento anual máximo pode chegar até a R$ 360 mil, sendo considerado ME (Micro Empresa), ou até 4,8 milhões, sendo EPP (Empresa de Pequeno Porte).

Como podemos conceituar o empresário individual?

Empresário individual, anteriormente conhecido como firma individual, é um tipo de empreendedor que atua como o único titular de seu negócio, sendo este uma pessoa física e sem a presença de outros sócios.

Como emitir requerimento de empresário individual?

Para você formalizar o pedido de registro de Empresário Individual é necessário fazer um registro na Junta Comercial do seu município ou da sua região e então já optar pelo enquadramento como Micro Empresa ou Empresa de Pequeno Porte.