EQST

Qual A Diferença Entre Currculo Formal E Oculto?

Qual a diferença entre currículo formal e oculto?

O terceiro, o “currículo oculto”, é constituído por todos os saberes que não estão prescritos nas diretrizes curriculares, mas que acabam por afetar, positiva ou negativamente, o processo de aprendizagem dos conhecimentos escolares. ...

Quem seleciona os conteúdos que devemos ensinar na escola?

O professor, ao selecionar os conteúdos, torna-se o mediador que vai possibilitar ao aluno apropriar-se do patrimônio cultural e científico da sociedade.

O que define a qualidade do currículo?

Nessa perspectiva, o currículo de qualidade é aquele que faz a integração horizontal e vertical de conteúdos significativos dos diversos componentes curriculares, transformando a escola num ambiente vivo de aprendizagem, por meio de uma abordagem prática, vinculada a trabalhos que irão preparar cidadãos para entender ...

Que relação os conteúdos escolares devem manter com a vida?

Os conteúdos escolares eles simplismente servem para ajudar a vida de varias pessoas pois se não tivesse escola muitas pessoas não iriam conseguir trabalhar e não teriam o ensino necessário para seguir o cardo escolhido mas se deve manter um equilibrio entre a escola e a vida pessoal pois se desenquilibrar algo ...

Qual a importância de selecionar e organizar os conteúdos curriculares?

A importância de organizar e selecionar os conteúdos é indiscutível. Alguns educadores acreditam que a organização do conteúdo se constitui numa só unidade, em que teoria e prática se fundem. Ou seja, no fazer gera-se o saber. Outros procuram redefinir os conteúdos a partir de um determinado ponto de vista da classe.

O que são os conteúdos escolares?

Conteúdo é o conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que o professor deve ensinar para garantir o desenvolvimento e a socialização do estudante. Pode ser classificado como conceitual (que envolve a abordagem de conceitos, fatos e princípios), procedimental (saber fazer) e atitudinal (saber ser).

O que é ensinar e aprender em uma relação pedagógica?

ensinar supõe aprender a ensinar, ou seja, aprender a dominar progressivamente os saberes necessários à realização do trabalho docente". ... Portanto, a sala de aula é o local mais expressivo para a formação docente, onde verdadeiramente o aluno aprende a ensinar e a tornar-se professor.

Qual o significado de ensinar e de aprender?

O verbo aprender deriva de preensão, do latim prehensio-onis, que designa o ato de segurar, agarrar e apanhar, prender, fazer entrar, apossar-se de. ... Ensinar, palavra latina insigne, quer dizer marcar, distinguir, assinalar. Tem a mesma origem de signo, de significado.

O que é ensinar na Educação?

O ato de ensinar, em síntese, implica êxito, que nada mais é que a própria aprendizagem. Ensinar é um tipo de atividade que não se resolve com o emprego de técnicas e regras consideradas como neutras. Para garantir o seu êxito, deve haver aprendizagem.

O que é ensinar para Paulo Freire?

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Paulo Freire Pedagogia da Autonomia.

O que é autonomia para Paulo Freire?

Assim, Freire descreve que a escola deve estar pautada em um modelo de “pedagogia fundada na ética, no respeito à dignidade, à própria autonomia do educando” (FREIRE, 2010, p. 16). Nas palavras de Freire, o professor deve exercer a prática docente para que os alunos tenham autonomia para aprender sem pressões.

O que significa Ensinar é uma especificidade humana?

3 – Ensinar é uma especificidade humana. É uma especificidade humana porque coube ao homem a missão de rever-se, refletir sobre a sua prática educativa, portanto, ensinar exige um preparo que traga segurança ao professor, para que o mesmo possa levar o educando a superar suas dificuldades.

O que é ser um educador nos dias de hoje?

Ser educador hoje é viver intensamente o seu tempo; conviver é ter consciência e sensibilidade. ... O educador é o responsável por estimular o prazer de compreender, descobrir, construir o conhecimento, curiosidade, autonomia e atenção no aluno.

O que é ser um educador?

Educador é o sujeito responsável por coordenar, na relação com o outro, os processos de ensino e aprendizagem. Isso significa que o educador é um profissional que investe no processo de desenvolvimento do educando, sempre ciente do que ele, efetivamente, necessita aprender.

Como deve ser o perfil do educador?

O educador, ao exercitar a pesquisa, incentiva os alunos a serem pesquisadores. Diversas metodologias ativas de aprendizagem estão disponíveis. ... A aprendizagem significativa deve permitir ao aluno construir novos conhecimentos e ter autonomia na resolução de problemas.

Qual é o objetivo do educador na educação infantil?

Os educadores participam ativamente da formação dos cidadãos e desempenham um papel fundamental na difusão de conhecimentos científicos e desenvolvimento social das crianças. ... Professores, escola e familiares devem atuar em parceria para auxiliar as crianças em seu processo educativo.

Qual é a função do educador infantil?

Recepcionar as crianças, cuidar da higiene, asseio, alimentação e supervisionar o repouso. Auxiliar na elaboração do planejamento pedagógico, preparar material didático, desenvolver atividades recreativas e acompanhar o desenvolvimento das atividades.

Qual é o papel do professor na contemporaneidade?

O papel do professor deve ser o de ajudar o aluno a desenvolver sua aptidão do pensar, através da técnica do diálogo, estimular a capacidade cognitiva do aluno através do saber aprender, saber fazer, saber agir , saber conviver e se conhecer.

Qual é o papel do educador social?

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho, o educador social trabalha em atenção, defesa e proteção às pessoas em situação de risco, como adolescentes em conflito com a lei, procurando assegurar seus direitos, além de desenvolver atividades culturais, esportivas, escolares, ...

Quais os desafios da profissão docente na educação atual?

Construir um ambiente de aprendizagem de qualidade é um dos grandes desafios enfrentados no Brasil, em especial pelos professores que atuam em escolas públicas e se deparam, cotidianamente, com situações de desvalorização profissional, violência e falta de recursos.

Qual a importância de um professor para a sociedade?

A importância do professor na formação integral Além da formação acadêmica, o professor contribui para a formação e o desenvolvimento do aluno enquanto indivíduo e membro da sociedade, pois proporciona para ele experiências que vão além do âmbito intelectual.

O que a sociedade pensa sobre ser professor?

Ensinar não significa repassar os conteúdos, mas levar o aluno a pensar. O professor tem a responsabilidade de preparar o aluno para se tornar um cidadão ativo dentro da sociedade, apto a questionar, debater e romper paradigmas. ... O educador portanto deve ser a ponte entre, o aluno e o conhecimento.

Qual é a importância do professor na sala de aula?

O professor deve trazer a comunidade para a sala de aula, buscando aproximar os conhecimentos comunitários dos conhecimentos acadêmicos. Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação.