EQST

Qual A Diferença De Prova Ilcita Ilegtima?

Qual a diferença de prova ilícita é ilegítima?

Por prova ilícita, entende a doutrina, aquela obtida com violação ao direito material, como por exemplo, as obtidas por violação de correspondência, tortura, etc. Já as provas ilegítimas são aquelas obtidas ou introduzidas no processo, com violaçãodas regras de direito processual.

Em que consiste a teoria da limitação da descontaminação Purged Taint limitation )?

A Teoria do Nexo Causal atenuado, também originada do direito norte-americano com o nome de PURGED TAINT DOCTRINE (TEORIA DA TINTA DILUÍDA ou MANCHA PURGADA). ... É prova ilícita por derivação causal. O detalhe no caso concreto é que B compareceu perante a autoridade competente e confessou a prática do delito.

O que é a teoria da descoberta inevitável?

TEORIA DA DESCOBERTA INEVITÁVEL: QUANDO A ILICITUDE DA PROVA É ÚTIL AO DEVIDO PROCESSO LEGAL. TEORIA DA DESCOBERTA INEVITÁVEL: QUANDO A ILICITUDE DA PROVA É ÚTIL AO DEVIDO PROCESSO LEGAL.

O que é teoria da fonte independente?

Conclusão. A Teoria da Fonte Independente (“Independent source”), de origem estadunidense, entende que quando uma prova possui duas fontes, uma lícita e outra ilícita, a prova derivada deverá ser admitida e considerada.

O que seria teoria dos frutos da árvore envenenada?

A Teoria dos Frutos da Árvore Envenenada (em inglês, “fruits of the poisonous tree”) é vista como metáfora legal a qual faz comunicar o vício da ilicitude de provas que venham a ser obtidas por meio de violação das regras de Direito Material em relação a todas as demais provas fundadas a partir daquela.

Em qual tipo de processo se aplica a teoria dos frutos da árvore envenenada?

O conceito da teoria dos frutos da árvore envenenada no Processo Civil é o mesmo do Processo Penal, na medida em que também se baseia na ideia de considerar ilícita a prova contaminada por derivação.

Como pode se dar a admissibilidade da perícia?

O juízo de admissibilidade de uma prova é feito pelo condutor do ato postulatório e está vinculado às normas do CPC e ao estudo da validade do procedimento probante. ... Até porque, aos litigantes é permitido utilizar-se de quaisquer meios de provas lícitas, ainda que não tipificado na lei.

Como juntar prova emprestada?

Para que seja admitida a prova emprestada devem ser preenchidos os requisitos de processo judicial, identidade de partes, contraditório, objeto idêntico. Ausentes os pressupostos, a prova trazida não pode vincular a convicção judicial.

Quando será utilizada a perícia?

A realização de perícia é necessária quando as questões controvertidas sobre determinado fato exigirem conhecimentos técnicos ou científicos especializados, que não podem ser demonstrados ou esclarecidos por pessoas sem habilitação profissional na área. A prova pericial possui três espécies diferentes (art.

Como funciona a prova emprestada?

prova emprestada é "aquela que, embora produzida em outro processo, se pretende produza efeitos no processo em questão. Sua validade como documento e meio de prova, desde que reconhecida sua existência por sentença transitada em julgado, é admitida pelo sistema brasileiro."

É possível a utilização de prova emprestada no processo penal?

De acordo com a jurisprudência, é possível usar interceptação telefônica emprestada de processo penal no PAD, desde que autorizada pelo juízo criminal – responsável pela preservação do sigilo de tal prova –, além de observadas as diretrizes da Lei 9.

O que é fato incontroverso novo CPC?

FATOS INCONTROVERSOS - INDEPENDEM DE PROVA - ART. 334 , III DO CPC - Os fatos tidos por incontroversos no processo independem de prova,conforme normatisa o inciso III do artigo 334 do Código de Processo Civil , aplicável subsidiariamente ao Processo do Trabalho, por força do artigo 769 da CLT .

Quanto às provas é correto afirmar?

52. Quanto às provas, é correto afirmar: (A) Caberá ao juiz determinar as provas necessárias ao julgamento do mérito, somente se requeridas pela parte, em obediência ao princípio dispositivo.

O que são fatos controvertidos no processo?

Já o ponto controvertido, conhecido também como questão controvertida, é qualquer afirmação impugnada, ou seja, é toda ação feita pelo autor e impugnada pelo réu e vice-versa.