As amidas são moléculas orgânicas que formada por um grupamento nitrogenado e uma carbonila ou algum outro tipo de corpo carbônico. Já as aminas são apenas os compostos nitrogenados, sem os outros radicais que podem estar ligados a ela.
- Amina primária: possui apenas um de seus hidrogênios substituídos por um grupo alquila ou arila. - Amina secundária: possui dois de seus hidrogênios substituídos por dois grupos alquila ou arila. - Amina terciária: possui seus trêS hidrogênios substituídos por três grupos alquila ou arila.
A nomenclatura oficial das aminas é feita escrevendo-se a palavra “amina” como sufixo, e os prefixos são dados pelo grupo orgânico ligado ao nitrogênio.
Amida é um composto orgânico que se caracteriza pela ligação entre uma carbonila, ou seja, C=O. (C com dupla ligação O) e um nitrogênio. Derivada dos ácidos carboxílicos, surge quando acontece a seguinte alteração: a hidroxila (OH), situada no final da cadeia, é substituída por uma acila, ou seja, um nitrogênio (N).
Amidas são compostos orgânicos nitrogenados que apresentam como principal característica a presença de um grupo carbonila (carbono que realiza uma ligação dupla com o oxigênio), ligado diretamente a um nitrogênio, que, por sua vez, pode ligar-se a dois átomos de hidrogênio.
Note que a primeira amida a ser sintetizada em laboratório foi a ureia ou diamida (CO(NH2)2). ... Por fim, as amidas são compostos encontrados nas fases líquida ou sólida e muito importantes na produção de detergentes, fertilizantes, polímeros, medicamentos, nylon, dentre outros.
As aminas aparecem nos seres vivos principalmente na forma de aminoácidos, um dos mais importantes grupos de moléculas para a vida. Os aminoácidos possuem o grupo amino e um grupo carboxila ligados à cadeia. São a partir deles que as proteínas são formadas.
As amidas são compostos derivados teoricamente da amônia, pela substituição de um de seus hidrogênios por um grupo acila. As amidas são compostos que possuem em sua estrutura um hidrogênio ligado diretamente a um grupo carbonila, que é o carbono realizando uma dupla ligação com o oxigênio.
As aminas são compostos orgânicos identificados pelo grupo funcional derivado da amônia (NH 3), em que há a troca de um, dois ou três hidrogênios ligados ao nitrogênio por cadeias carbônicas.
Durante a esterificação, o grupo hidroxila (OH) do álcool interage com o hidrogênio (H) ionizável da hidroxila do ácido e forma a molécula de água. Já o éster é formado pela ligação do radical (R) do álcool com o oxigênio, que sobrou da hidroxila do ácido depois da formação da água.
Essências de Frutas
O álcool é um líquido incolor, inflamável e com cheiro característico. Ele é obtido por fermentação de substâncias açucaradas ou amiláceas ou ainda por processos sintéticos. Quimicamente, os álcoois são compostos orgânicos caracterizados pelo grupo hidroxila (OH). ...
Os álcoois (função álcool) são compostos que apresentam como grupo funcional a hidroxila (‒OH), ligados a carbonos saturados, em sua estrutura. ... Os álcoois podem ser considerados ácidos fracos pois, como o oxigênio é muito eletronegativo, atrai os elétrons da ligação para si e deixa o hidrogênio com caráter ácido.
Desta forma, o etanol pode ser utilizado como matéria-prima de produtos de limpeza, fabricação de bebidas alcóolicas, e principalmente alinhado com o desenvolvimento sustentável, como fonte de combustível alternativo para os automóveis, a fim de diminuir os impactos ambientais causados pelos derivados do petróleo ( ...
As cetonas são muito usadas como matérias-primas na síntese de diversos produtos. São também usadas como solventes de tintas, vernizes, esmaltes, na preparação de sedas e na preparação de medicamentos. A cetona de maior importância comercial é a propanona, mais conhecida como acetona.