Nas ruas, circulam carros com placas de sete cores diferentes: cinza, branco, vermelho, azul, verde, preto e verde-e-amarelo. A placa cinza é a mais comum, já que designa os automóveis particulares. A placa vermelha é colocada em táxis e ônibus. A branca é restrita aos carros oficiais.
Cinza com escrito preto: Carro particular, é o modelo de placa padrão; Vermelha com escrito branco: Carros de aluguel e transporte público; Branca com letras vermelhas: Carros de aprendizagem (autoescola); Branca com letras pretas: Carros oficiais (governos, bombeiros, polícia, etc);
Caracteres em azul: veículo oficial. Caracteres em vermelho: veículo para utilização comercial ou de aprendizagem. Caracteres em verde: veículo em experiência ou teste. Caracteres em dourado: veículo utilizado para atividades diplomáticas.
Detran: Lacres terão novas cores para aumentar segurança contra a clonagem. ... Nos veículos usados, quando transferidos de município ou relacrados, a mudança da tarjeta da placa será acompanhada de novo lacre, nesse caso, na cor verde.
Nas cores dos caracteres – Se a cor de fundo da placa era o que identificava a categoria do carro, agora, o que muda é somente a cor do caractere (letra e número). Um carro particular terá fundo branco com caracteres pretos, o de coleção, fundo branco e caracteres na cor cinza prata.
Todos os veículos de carga que executem transporte rodoviário de carga mediante remuneração (veículos de categoria “aluguel” – placa de fundo vermelho e letras brancas), com capacidade de carga útil igual ou superior a 500 Kg. 2 - Ainda não fiz o pedido de registro junto a ANTT.
Conforme a lei, quem possui placa vermelha compra veículo zero quilômetro com 28% de desconto de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Além disso, não precisa pagar Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a cada início de ano.
Documentos necessários
Conforme o CONTRAN, todo carro de aluguel deverá utilizar essa cor ao emplacar o seu veículo. Conforme a legislação, entram, nessa categoria, os veículos em que os motoristas exercem atividade remunerada fazendo transporte de carga ou passageiros.
SÃO PAULO - Para exercerem a profissão na capital, os motoboys terão este ano que colocar placa vermelha na motocicleta. De acordo com o Detran, o valor para instalar a placa na moto é de R$ 114,58.
São usadas em veículos que fazem transporte remunerado tanto de carga quanto de passageiros, caso dos táxis, ônibus, vans, caminhões etc. A placa tem fundo vermelha e letras brancas.
“A regra geral é que a fiscalização de velocidade seja realizada apenas em vias com sinalização de regulamentação de velocidade máxima permitida (placa R-19), de forma a garantir a segurança viária e informar aos condutores dos veículos a velocidade máxima permitida para o local (artigo 6º da Res.
R-7 - PROIBIDO ULTRAPASSAR.
Placa de trânsito - R-20 - Proibido acionar buzina ou sinal sonoro. Informa ao condutor do veículo que é proibido acionar a buzina ou qualquer outro tipo de sinal sonoro, no local regulamentado.
R-29 - PROIBIDO TRÂNSITO DE PEDESTRES.