Resposta. Resposta: Em conjunto com os nêutrons, os raios-gama constituem as radiações ionizantes penetrantes emitidas no cerne de reatores nucleares. ... A ocorrência mais comum para raios-gama prontos é constituída por cerca de 8 fótons com energia média em torno de 1 MeV cada.
Um reator atômico controla a energia liberada numa fissão. O calor liberado nessa reação é usado para ferver água, cujo vapor acionará uma turbina geradora de eletricidade. Um reator nuclear é um dispositivo usado em usinas para controlar a reação de fissão nuclear.
A maior parte da energia produzida pela fissão dos átomos e liberada em forma de calor. Para aproveitar esse calor, e preciso transportá-lo, mediante um líquido refrigerante, percorrendo o centro do reator, normalmente para transferir o calor para uma caldeira, onde se produz vapor.
O princípio básico de funcionamento da usina de Chernobyl era similar ao das demais usinas nucleares: o reator, local onde são armazenados os combustíveis físseis, faz com que a energia emitida pela fissão de elementos instáveis, como urânio ou plutônio, aqueça e evapore água pura a cerca de 270 ºC.