Tipos de alongamento
adjetivo - Que não possui flexibilidade; que não se consegue dobrar e/ou curvar. [Figurado] Que não se consegue persuadir, induzir ou comover; que resiste as influências; impassível ou austero. [Figurado] Que não se consegue alterar; sem mudanças: lei inflexível.
Apenas para citar, materiais flexíveis não elásticos são aqueles que podemos moldar, entortar, dobrar e ações similares, mas que não podem variar seu comprimento pois não são elásticos, como exemplo podemos citar o fio de cobre e o arame.
Entre uma folha de papel e a mangueira, o mais flexível é a folha de papel pois conseguimos dobrá-la mais facilmente que a mangueira. Entre a mangueira e a madeira, o mais flexível é a mangueira, é mais mole, enquanto a madeira é tenaz, mais resistente.
São exemplos de materiais maleáveis os papéis, alguns tipos de plásticos , os fios de cobre utilizados em instalações elétricas e aluminio.
Os materiais mais resistentes
Na engenharia dos materiais, a resistência dos materiais é a capacidade do material de resistir a uma força a ele aplicada. ... Por exemplo, na alteração do tamanho dos grãos, embora o limite de escoamento seja maximizado com a diminuição do tamanho dos grãos, grãos muito pequenos tornam o material quebradiço.