Quais So Os Tipos De Parasitoses?

Quais so os tipos de parasitoses

Existem aproximadamente 10.000 espécies conhecidas de protistas (são microrganismos unicelulares e heterotróficos que não possuem a capacidade de produzir seu próprio alimento e, por isso, se alimentam de outros seres vivos). Eles parasitam diferentes animais, sendo que apenas algumas dezenas infectam o homem.

Alguns parasitas são endêmicos nos Estados Unidos e em outros países ricos em recursos. Exemplos são os oxiúros Enterobius vermicularis, Trichomonas vaginalis, Toxoplasma gondii e os parasitas entéricos como Giardia intestinalis (também conhecido como G. duodenalis ou G. lamblia) e Cryptosporidium spp.

Aplicações dos meios de cultura em microbiologia

Alguns fármacos não foram aprovados pe la Food and Drug Administration para infecções parasitárias podem ser obtidos do CDC Drug Service.

Você sabia que tem bastante gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a ciências, educação ou biologia? Você gostaria de participar? Entre em contato.

Intoxicação alimentar provoca cerca de 600 mil mortes por ano

Intoxicação alimentar provoca cerca de 600 mil mortes por ano

É uma infecção causada pelo Toxoplasma gondii e geralmente não provoca sintomas.  A infecção grave se desenvolve apenas em pessoas com sistema imunológico enfraquecido. Se a infecção for contraída durante a gravidez, o resultado pode ser desde aborto espontâneo, natimorto ou até mesmo defeitos congênitos.

Há três grandes grupos de helmintos: (1) nematelmintos, constituídos por vermes que apresentam o corpo cilíndrico, (2) platelmintos, vermes com o corpo achatado dorso-ventralmente, e (3) anelídeos. Estes últimos não são considerados parasitas e o único deles com importância médica são os sanguessugas.

Doenças causadas por ectoparasitas

Quanto à localização, esses seres podem ser ectoparasitas, vivendo e se alimentando do sistema tegumentar do hospedeiro. Como exemlo desse grupo, temos os carrapatos e mosquitos. Por outro lado, os endoparasitas são os que vivem dentro do hospedeiro, caracterizando as parasitoses, como os helmintos.

Por sua vez, o mebendazol, que não é absorvido de forma apreciável fora do intestino, pode ser considerado um medicamento de primeira linha quando utilizado em dose única, apenas para ascaridíase e enterobiase. A ivermectina é hoje o tto de primeira linha para a estrongiloidíase. Resumidamente temos que:

Apesar disso, a confirmação do quadro é feita pela visualização de helmintos eliminados ou positividade de algum método de diagnóstico. Embora esse seja o meio de diagnosticar, o tratamento não deve ser retardado diante de uma forte suspeita.

Artigos relacionados

Artigos relacionados

A evolução na área da biologia molecular vem modificando e aperfeiçoando o diagnóstico de várias doenças. Através da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) é possível a amplificação in vitro do DNA do patógeno a ser diagnosticado. Pela alta sensibilidade permite detectar pequenas quantidades de DNA em diversos tipos de amostras biológicas, como o sangue e urina. Toxoplasmose e tricomoníase são exemplos de infecções que possuem diagnóstico molecular.

Teníase e cisticercose são doenças completamente diferentes, mas causadas pelo mesmo tipo de parasita, a Taenia sp. A Taenia solium é a tênia que normalmente está presente na carne de porco, enquanto a Taenia saginata pode ser encontrada na carne bovina. Esses dois tipos causam teníase, mas somente os ovos da T. solium causam cisticercose. A forma mais grave é quando os cisticercos estão localizados no sistema nervoso central.

As recomendações específicas de cada país para viagens estão disponíveis no Centers for Disease Control and Prevention (CDC): Travelers' Health e do CDC Yellow Book.

 Penetração do parasita no hospedeiro

1. Bacaner N, Stauffer B, Boulware DR, et al: Travel medicine considerations for North American immigrants visiting friends and relatives. JAMA 291(23):2856-2864, 2004. doi:10.1001/jama.291.23.2856

Para o viajante internacional, o melhor conselho é “cozinhar, ferver, descascar ou esquecer”. Quando seguidas, essas medidas reduzem, mas não eliminam o risco de infecções parasitárias intestinais, bem como de gastrenterite bacteriana e viral. A lavagem das mãos é muito importante após o uso de banheiros e latrinas e antes do preparo de alimentos. Carne, particularmente carne de porco, e peixe, em especial, variedades de água doce, devem ser bem cozidos antes da ingestão. Outras medidas de segurança incluem remover caixa de areia de gatos de áreas onde o alimento é preparado para prevenir a toxoplasmose. As pessoas não devem nadar em lagos de água doce, correntes ou rios em áreas em que a esquistossomose é endêmica, andar descalças ou sentar sem roupa em áreas onde são encontrados ancilóstomos.

Microbiologia na Indústria Farmacêutica

Os protozoários são organismos microscópicos, unicelulares e nucleados, com ciclos de vida complexos. Pensando nisso, não apenas doenças gastrointestinais podem ser causadas por esse grupo, mas também hematológicas e até mesmo oculares.

Teste usado para encontrar parasitas que causam diarreia, fezes soltas ou aquosas, cólicas, flatulência (gases) e outras doenças abdominais. Muitas vezes, o número de formas parasitárias eliminadas com as fezes é pequeno, havendo necessidade de recorrer a processos de enriquecimento para concentrá-las. Os principais métodos de enriquecimento são: sedimentação espontânea, sedimentação por centrifugação, flutuação espontânea, centrífugo-flutuação e concentração de larvas de helmintos por migração ativa, em razão do hidrotropismo e termotropismo positivos.

Institucional

As distintas parasitoses causadas por protozoários variam considerando o protozoário causador da doença. Pensando nisso, os mais clinicamente comuns costumam ser Entamoeba histolytica, Giardia lamblia e Cryptosporidium parvum.

É uma doença venérea transmitida através do ato sexual. É causada pelo Trichonomas vaginalis considerado um dos principais patógenos do trato urogenital humano e está associada a sérias complicações a saúde como a infertilidade tanto masculina como feminina.

Quais são os parasitas oportunistas?

* Parasitas oportunistas: não causam doença em hospedeiros sadios, mas podem causar doenças severas em pacientes imunodeprimidos.

O que é um parasita oportunista?

Parasito oportunista: é aquele que usualmente vive no paciente sem provocar nenhum dano (infecção inaparente), mas em determinados momentos se aproveita da baixa resistência do paciente de desenvolve doenças graves.

O que são Protozoarios oportunistas?

Os protozoários oportunistas, são aqueles que não causariam maiores problemas para um indivíduo com um sistema imune normal, no entanto podendo causar graves problemas para aqueles indivíduos que estão com o sistema de defesa comprometido, seja por uma infecção como no caso da AIDS, ou em indivíduos transplantados, que ...

Quais protozoários são considerados parasitos oportunistas?

Abordaremos, sucintamente, os principais parasitas que se comportam como oportunistas, na vigência de imunossupressão: Toxoplasma gondii, Trypanosoma cruzi, complexo Leishmania, Cryptosporidium, Microsporidia, Isospora belli, Cyclospora cayetanensis e o Strongyloides stercoralis.

O que são protozoários emergentes?

Isospora sp. Os membros do gênero Isospora são coccídeos que apresentam oocistos com dois esporocistos e com quatro esporozoítos dentro de cada um.