Os dois principais tipos de linfoma são classificados como linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin. As duas formas da doença podem acometer tanto adultos como crianças. O linfoma de Hodgkin tem origem nos linfonodos do sistema linfático.
A causa da expressiva maioria dos linfomas é desconhecida. Alguns linfomas podem surgir em pacientes com deficiências imunológicas, como a AIDS e uso de drogas imunossupressoras. Em outras situações, podem ser decorrentes de infecções, como o vírus EBV, o vírus HTLV-1 e a bactéria Helicobacter Pylori.
Os linfomas cerebrais, denominados linfomas cerebrais primários, podem provocar dores de cabeça, problemas de concentração, fraqueza em determinadas partes do corpo, alterações de personalidade e, às vezes, convulsões.
Linfoma é um tipo de câncer que se forma nas células do sistema linfático, quando essas sofrem alterações e passam a se espalhar pelo organismo. Existem muitos tipos de linfoma, conhecidos como Hodgkin e não-Hodgkin.
Linfoma é um conjunto de doenças hematológicas. Sua gravidade, tratamento e prognóstico variam de acordo com o seu subtipo. Em todos os casos, entretanto, um hematologista é o especialista indicado para o acompanhamento.