A utilização de diferentes tipos de EPI é fundamental para garantir a segurança e a saúde ocupacional dos trabalhadores, já que há diferentes tipos de exposição a riscos, cada qual necessitando de um tipo especifico de EPI.
Em casos que resultam em mortes, o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial, ficando atrás apenas de Estados Unidos e China. Se mencionarmos os números de acidentes do trabalho no geral, a notícia é um pouco melhor mas ainda preocupante: ocupamos o 5º lugar, depois de México, França, Alemanha e Estados Unidos.
A empresa também fica sujeita a risco caso seus funcionários não utilizem EPI, como multas, suspensão das atividades, quadro de funcionários reduzido, gastos com afastamento e indenizações, entre outros inconvenientes.
Toda empresa tem por obrigação oferecer gratuitamente os EPIs mais adequados para o tipo de risco que o trabalhar corre durante o seu tempo de trabalho. O equipamento deve estar em perfeito estado de conservação e com bom desempenho. Os EPIs são propícios para as seguintes condições:
Para proteção da pele contra agentes químicos derivados de petróleo, tintas, colas, cimentos, detergentes, solventes em geral e outros, é recomendável a utilização dos cremes de segurança resistentes à água, óleo ou outras substâncias. O protetor solar não é considerado EPI, mas também é fundamental para proteger a pele dos raios ultravioletas (UVA e UVB).
Desta forma, há uma grande variedade de tipos e modelos de EPIs que devem ser levados em conta na hora de elaborar o conjunto de EPIs que os trabalhadores irão utilizar.
Empregadores além de distribuírem gratuitamente o EPI devem também fornecer a devida conscientização e orientação sobre como os funcionários devem utilizar esses tipos de EPI da forma correta.
O protetor plug é semelhante a fones de ouvido, onde o trabalhador insere o equipamento de segurança dentro do ouvido, enquanto o protetor concha é como um headset utilizado na computação.
Os EPIs descartados deverão ser separados dos dejetos comuns e destinados a local apropriado ao seu descarte, seja ele destinado a reciclagem ou, em alguns casos, incineração.
Esses equipamentos devem ser utilizados em ambientes de trabalho onde há riscos à saúde e à segurança (falaremos mais sobre isso adiante). Conforme o nome já diz, são individuais, ou seja, cada trabalhador deve ter o seu.
Eles são conhecidos popularmente pelos trabalhadores como abafadores de ruídos, e tem a função de proteger a audição dos empregados contra ruídos altos que possam ser vivenciados no local de trabalho.
Algumas atividades expõem os trabalhadores ao contato contínuo com ruídos acima do permitido. Para que não haja perda auditiva é fundamental o uso de abafadores, que conseguem reduzir consideravelmente o contato com o barulho. Ideal para operadores de máquinas e equipamentos.
Leia Também: Diferença Entre EPI e EPC
Os EPIs podem ser diferenciados por segmentos (um EPI da área de enfermagem é diferente de um EPI para construção civil, já que lidam com riscos diferentes) e também por finalidade. Vamos ver alguns exemplos:
Se o trabalhador se recusar a utilizar o equipamento, mesmo com a exigência da empresa, é possível aplicar medidas disciplinares (advertência, suspensão) e até formalizar a demissão por justa causa.
Para entender qual é o tipo de EPI mais adequado ao segmento de atuação, é preciso avaliar os riscos, que podem ser classificados como físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos.
Além disso, as lentes podem ter tonalidades diferentes, de acordo com a característica da função. As incolores e as escuras, por exemplo, são de uso geral e protegem contra a radiação ultravioleta. As verdes são indicadas para condições de luminosidade excessiva, para impedir a fadiga visual. A laranja é ideal para processos de fotopolimerização (comuns em consultórios odontológicos).
Depois da leitura, você viu que orientar e assegurar o uso correto e contínuo dos diversos tipos de EPIs durante o expediente de trabalho é uma atitude de respeito à lei e de valorização da vida e da saúde dos seus funcionários. Além disso, é essencial promover a conscientização para que os colaboradores também saibam de suas responsabilidades.
As luvas tem uma grande importância para a segurança das mãos durante a realização das atividades, sendo que existem vários modelos de luvas diferentes, destinadas a diferentes atividades.
Os EPI's a serem fornecidos pelo empregador devem ser adequados ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, cabendo a este além do fornecimento, orientar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação; exigir e fiscalizar a utilização, providenciar a higienização e manutenção periódica, assim ...
Deve-se estar de acordo com estes principais pontos para a escolha correta do EPI: O grau de proteção exigido para a atividade; A adequação do equipamento quanto a situação de risco apresentada para os trabalhadores (praticidade e manutenção);
Segundo a NR 6, item 6.
Quem é responsável pela indicação do equipamento correto para cada tipo de trabalho? O SESMT e onde não houver deve ser contratado um profissional Engenheiro de Segurança do Trabalho especificamente para identificar os riscos quantifica-los, analisar a exposição dos trabalhadores e especificar as proteções necessárias.
1) Quem deve Fornecer EPI? A parte responsável por fornecer EPI em um relacionamento de trabalho é a empresa. De acordo com a NR 6, parágrafo 6.
Obrigações legais Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação do EPI. Substituir o EPI imediatamente quando for danificado ou extraviado. Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica do EPI. Comunicar ao ministério qualquer irregularidade observada nos EPIs utilizados.
Como visto acima, o art 200 da CLT delega ao Ministério do Trabalho a elaboração de normas gerais e específicas no âmbito da saúde e segurança ocupacional. ... As NR`s são divididas por normas gerais de segurança do trabalho e normas específicas para os mais diversos trabalhos e riscos presentes em um ambiente do trabalho.
Pelas normas, cabe ao empregado cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde do trabalho. Inclusive as ordens de serviço expedidas pelo empregador; usar o equipamento de proteção individual fornecido. Submeter-se aos exames médicos previstos e colaborar com a empresa na aplicação das leis.
A importância principal da CLT é refletir a normatização, organização e democratização das relações de trabalho na composição de conflitos laborais com intuito de pacificar as relações sociais entre empregadores e trabalhadores, garantindo assim a geração de riquezas e uma justa compensação pelos serviços prestados.
Direitos trabalhistas previstos na CLT