Remédios anticonvulsivantes, como Gabapentina ou Pregabalina: são usados, neste caso, para aliviar a dor provocada pela compressão de nervos próximos da hérnia; Injeções de corticoides na coluna, como Betametasona ou Prednisona: para reduzir a inflamação no local da hérnia de disco.
Cuidado com a postura Isso porque, normalmente, prejudicamos a curvatura natural da lombar, deixando a região mais “reta” do que o recomendado. Além disso, sentado, a ação da gravidade entre os discos vertebrais é ainda maior, podendo causar protusão discal e, até mesmo, hérnia de disco.
A ressonância magnética da coluna é o exame de maior sensibilidade e acurácia para o diagnóstico das hérnias de disco, pois apresenta uma ótima diferenciação das estruturas de partes moles, como o disco intervertebral, as raizes neurais e o canal vertebral.
É possível sim a hérnia de disco regredir com o tratamento conservador e com a ajuda da mamãe natureza. Ao invés de ir com toda sede ao pote para a cirurgia, porque não tentar o tratamento conservador? É mais saudável, custa menos e menos arriscado.
Na maioria dos casos o tratamento da hérnia de disco não é invasivo, uma vez que é realizado por meio de fisioterapia e uso de medicamentos, como analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e remédios para dor neuropática.
Cerca de 90% das hérnias de disco cervicais podem melhorar com o tratamento conservador, com o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e repouso, sem necessidade de cirurgia. A dor costuma passar dentro de três a quatro semanas.
Na hora de dormir, não utilizar o aparelho é uma das dicas. “Quem tem problemas com sono por conta de dores na cervical pode seguir algumas dicas para melhorar a qualidade do descanso. Um travesseiro que acomode bem a cervical, dormir de forma lateral e realizar alongamentos são indicados”, explica Myllena.
Riscos da cirurgia
A fisioterapia é excelente para o tratamento da hernia de disco e pode ser feita com exercícios de alongamento e fortalecimento, equipamentos eletrônicos, uso de compressa quente. Outras técnicas que podem ser úteis são o Pilates, hidroterapia, RPG e a tração na coluna, por exemplo.
A hérnia de disco na sua maioria é póstero ou póstero-lateral, e assim são contra-indicados os exercícios que aumentam a pressão sobre os discos no sentido posterior como nos movimentos de flexão e rotação da coluna– como os exercícios roll up, roll over saw e teaser.
Os principais sintomas de hérnia de disco cervical são dor no pescoço, que pode se espalhar para os ombros, braços e mãos, e sensação de formigamento e de dormência, que podem variar dependendo do grau de deslocamento do disco.
A musculação para hérnia de disco é recomendada devido à sua função de fortalecer os músculos. Um dos exercícios mais feitos nesse caso são os isométricos que desenvolvem tensão no músculo sem alteração em seu comprimento externo, basicamente como quando carregamos compras: os músculos estão sob tensão, mas estáticos.