Músculos da Cabeça e do Pescoço
Anatomia da cabeça
O diafragma é um músculo muito importante que atua em nossos movimentos de respiração (inspiração e expiração). Ao inspirarmos o ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. O diafragma desce e as costelas sobem, fazendo com que haja aumento do volume da caixa torácica e forçando o ar a entrar nos pulmões.
Podemos dividir os músculos da cabeça em músculos da mastigação e músculos da face ou músculos da mímica facial. Os músculos que se localizam na cabeça mas fazem parte do sistema sensorial, como língua, músculos oculares e da faringe, serão descritos em um capitulo especial.
Além disso, de acordo com as características estruturais, os músculos podem ser classificados em liso, esquelético e cardíaco. Esses músculos atuam diretamente ligados com o sistema nervoso com o objetivo de permitir que a movimentação aconteça de forma correta e coordenada.
O conjunto de ossos do nosso corpo é chamado de esqueleto. O encontro de dois ossos Page 2 diferentes recebe o nome de articulação.
1 Anat Saliência articular de um osso, arredondada de um lado e achatada do outro. 2 Zool Apófise que possibilita a articulação da mandíbula com a cabeça, nos insetos.
O côndilo occipital é uma formação óssea da base do crânio que apresenta forma oval e se articula com a 1ª vértebra cervical. Os côndilos têm formato oval ou reniforme (em forma de rim). Suas superfícies articulares são convexas de diante para trás e de lado a lado.
EXPRESSÕES Protuberância occipital externa , Anat : proeminência na parte central da superfície externa do osso occipital. Protuberância occipital interna , Anat : proeminência na parte central da superfície interna do osso occipital.
Os ossos parietais, do latim parietale ou paries (parede), são um par de ossos retangulares, curvos e achatados que ocupam a parte lateral e superior da calota craniana, protegendo o lobo parietal do cérebro.
Os ossos temporais são um par de ossos simétricos e bilaterais que constituem uma grande porção da parede lateral e da base do crânio. Eles são ossos altamente irregulares com anexos musculares extensos e articulações com os ossos circundantes.
Repousa sobre a fossa cerebelar do osso occipital e está separado do lobo occipital por uma prega da dura-máter denominada tenda do cerebelo. ...
O sistema nervoso central (SNC) é responsável por receber e processar informações. Ele é constituído pelo encéfalo e medula espinal, que estão protegidos pelo crânio e coluna vertebral, respectivamente. Ambas as estruturas são reforçadas por três lâminas conjuntivas, denominadas de meninges.
Essas membranas que envolvem o encéfalo são as meninges. Elas fazem a separação do órgão da caixa craniana. Em um adulto, o encéfalo pode ser dividido em quatro regiões: Tronco encefálico, o cerebelo, o diencéfalo e o cérebro.
O encéfalo é protegido pelos ossos do crânio e por membranas de tecido conjuntivo. Essas membranas são denominadas de meninges e separam o encéfalo da caixa craniana. As meninges são três: dura-máter, aracnoide e pia-máter. ... A membrana dura-máter e a aracnoide são separadas por um espaço denominado de subdural.