O conjunto dos tendões de três músculos na região do joelho (sartório, grácil e semitendinoso) é chamado de "pata de ganso" em associação a sua aparência, que lembra a pata da ave. Esses músculos fazem a flexão do joelho e o protegem contra o estresse em rotação e em valgo (desvio do joelho para dentro).
A crioterapia trata-se da aplicação de gelo no local da lesão e pode ser usada no tratamento da tendinite na pata de ganso, pois diminui a dor, ajuda a reduzir o inchaço e a inflamação do joelho e deve ser usada através de bolsas de gel, que são congeladas no freezer, sacos ou compressas que se coloca o gelo, por um ...
A tendinite da pata de ganso, também conhecida como tendinopatia anserina, é uma inflamação que acomete três músculos: semitendíneo, sartório e grácil. Eles estão presentes na região do joelho e tem como principal função realizar o movimento de flexão articular.
A bursite da pata-de-ganso (BPG) ocorre quando a constante fricção da bursa causa inflamação. A Bursa é uma pequena bolsa, a qual protege os tendões do atrito com o osso ou entre dois ou mais tendões. Esse atrito causa inflamação e dor aos movimentos.
A tendinite é uma das fontes mais comuns de dor no joelho e é caracterizada, basicamente, por um processo inflamatório que acomete o tendão, gerando lesão nas fibras e espessamento dessa estrutura.
Tenho tendinite, posso fazer musculação?
O uso de fármacos para alívio da dor, associados à fisioterapia e ao repouso da área acometida, são as principais maneiras para conter a evolução e tratar a tendinite de glúteo. Em muitos casos, também são realizadas em consultório médico infiltrações locais com corticosteroides.