Relações. Os músculos intercostais externos estão localizados superficialmente aos músculos intercostais internos, dos quais são separados por uma fina fáscia. Superficialmente aos músculos intercostais externos encontram-se os peitorais maior e menor, o serrátil anterior e a parte superior do músculo reto abdominal.
Músculos profundos do peito e da porção anterior do braço. Os músculos intercostais são músculos que estão entre as costelas e fazem parte da mecânica respiratória. Sua origem fica na margem inferior da costela e a inserção na margem superior da costela subjacente.
Ao inspirarmos o ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. O diafragma desce e as costelas sobem, fazendo com que haja aumento do volume da caixa torácica e forçando o ar a entrar nos pulmões. Com a expiração ocorre o inverso.
Os músculos que atuam nas costelas são os intercostais internos e externos, subcostais, transverso do tórax, levantadores das costelas (já mencionado anteriormente), serrátil posterior (já mencionado anteriormente) e quadrado lombar.
Conheça métodos para respirar melhor
Respiração na barriga Sente-se em uma posição confortável ou deite-se com os joelhos flexionados. Feche os olhos e observe a respiração. Coloque as palmas das mãos abaixo do umbigo, relaxe os braços, a cervical e o maxilar. Inspire profundamente pela boca e sinta o ar chegar até a barriga, expandindo o abdômen.
Aguentar firme e sentir a dor. Você pode fazer compressas com gelo para aliviar e lembrar que, se não for grave, de 24 a 48 horas tudo deve voltar ao normal. Enquanto há dor, não force na academia. Um treino leve ativa a circulação e ajuda na recuperação, mas não é para forçar a área dolorida.
10 Formas de Relaxar em até 5 Minutos
5 exercícios para melhorar a mobilidade da mão e reduzir a dor