c) O gênero narrativo apresenta um enredo, no qual existe uma situação inicial, a modificação da situação inicial, um conflito, o clímax e o epílogo. Os elementos que compõem o gênero narrativo são narrador, tempo, lugar, enredo ou situação e as personagens.
O poeta grego Homero (século IX ou VIII a.C.) foi o fundador da poesia épica a quem se atribui as obras-primas a “Ilíada” e a “Odisseia”. Além dessas obras, um grande exemplo de epopeia é a obra “Os Lusíadas” do escritor português de Luís de Camões.
· Os Lusíadas (Camões, Portugal). Na literatura brasileira, as principais epopéias foram escritas no século XVIII: · Caramuru (Santa Rita Durão). · O Uruguai (Basílio da Gama).
O gênero épico ( ou a épica) desenvolveu-se em várias civilizações e em vários momentos históricos, mas os seus modelos insuperáveis são a Ilíada e a Odisséia, epopéias surgidas na Grécia por volta dos séculos IX e VIII a.C., ou mesmo do século IX a.C. Estas obras, como outras similares, foram denominadas também poesia ...
A epopeia, também chamada de poesia épica ou heroica, é um gênero literário cuja composição consiste de um poema longo, narrativo, geralmente versando sobre os feitos de um herói, sobre acontecimentos históricos ou míticos, sobre elementos considerados como fundamentais a dada cultura.
141). Enquanto personagem que se destaca pela excecionalidade com que enfrenta os mais difíceis obstáculos, é natural que o herói esteja irremediavelmente associado à epopeia, razão pela qual tenha sido «a poesia épica, a Ilíada em particular, [...] a primeira a criar a ideia de herói.
Resposta: Um herói trágico: o herói cometeu um erro em suas ações, o que leva à sua queda. A ideia de que este seja um equilíbrio entre crime e castigo é incorretamente atribuída a Aristóteles. A falha mais freqüentemente (especialmente nos dramas gregos) é o orgulho.
As epopeias clássicas ou primárias são as mais antigas que se tem registro, ou seja, as feitas por Homero, sendo elas a Odisseia e a Ilíada. Já as epopeias secundárias ou de imitação são as demais epopeias que vieram depois das primárias, seguindo elas como base.
Resposta. Resposta: A epopeia em Língua Portuguesa mais conhecida foi escrita no século XVI por Luís. Vaz de Camões e recebeu o nome de Os. Lusíadas.
Estrutura da epopeia
As principais epopeias da cultura ocidental são “A Ilíada” e a “Odisseia”, atribuídas ao poeta grego Homero, “Eneida”, do poeta latino Virgílio e “Os Lusíadas”, do português Luís de Camões. A Ilíada desenvolve-se em torno da Guerra de Troia e dos guerreiros Aquiles e Ulisses.
Os Lusíadas, à semelhança da Eneida de Virgílio, são epopeias de imitação, pois seguiram o modelo das epopeias homéricas. 2 I O QUE É UMA EPOPEIA? ... Assim, Os Lusíadas são uma composição épica, pois glorificam/exaltam um herói (colectivo = o Povo Português) cujos feitos alcançaram valor universal.
A epopeia. É um poema narrativo em terceira pessoa e dividido em cantos (ou livros). O narrador (poeta) mantém distanciamento em relação aos acontecimentos, caracterizando-se como um poeta-observador voltado para o mundo exterior, tornando a narrativa objetiva.