Principais objetivos da Gestão de Pessoas
Principais objetivos da gestão de pessoas
Gestão de pessoas é um conjunto de práticas que visa o desenvolvimento do capital humano nas empresas. As técnicas de gestão de pessoas envolve motivação, retenção e capacitação do colaborador com o objetivo de melhorar seu desempenho (e o da empresa).
É o RH que garante que todos estão trabalhando de acordo com a legislação e a cultura adotada pela organização. ... Também está entre as suas atribuições a prospecção de novos talentos e ações para manter um ambiente saudável, positivo e motivador para todos os trabalhadores.
Conceito de Gestão de pessoas Conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.
O profissional que se forma em gestão de pessoas pode atuar em diferentes segmentos da área de recursos humanos: gestão, recrutamento e seleção de equipe, treinamento e desenvolvimento de funcionários e administração de benefícios e salários. ... O profissional passa a ser parceiro das áreas de negócio.
8 dicas para você se dar bem ao trabalhar com gestão de pessoas
Segundo Chiavenato (1999), "A Gestão de Pessoas nas organizações é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas — empregados, funcionários, recursos humanos ou qualquer denominação utilizada — para alcançar os objetivos organizacionais e individuais."
Como definir uma boa política de gestão de pessoas?
Este artigo visa citar a importância da Gestão de Pessoas para as Organizações, pois a gestão de pessoas ou ainda administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital ...
Idalberto Chiavenato (Viradouro, 1936) é um escritor, professor e consultor administrativo de origem brasileira, atua na área de administração de empresas e recursos humanos seus livros são utilizados por administradores em todo Brasil , países da América Latina, Portugal, Espanha e países africanos de língua ...
O Recursos Humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.
Viradouro, São Paulo, Brasil
As pessoas são de extrema importância para o sucesso de uma organização, pois são elas que gerenciam e comandam a empresa; são elas que executam, controlam atividades e processos, são as pessoas também que consomem os produtos de uma determinada empresa.
O trabalho de desenvolver o capital humano numa empresa estimula a colaboração, respeito e a satisfação coletiva entre os funcionários. Quando bem feita, a gestão do capital humano organizacional pode reduzir os níveis de estresse relacionados ao trabalho, fofocas e brigas no ambiente corporativo.
Os colaboradores sentem que são parte importante da organização e conseguem trabalhar melhor não só individualmente, mas também em equipe. Um bom clima organizacional também ajuda a diminuir problemas de saúde, faltas e atrasos.
As pessoas e seus conhecimentos, habilidades e experiências constituem o capital humano das organizações, assim como a cultura, os valores, a filosofia da empresa e outros ativos. ... Esses aspectos, portanto, são o fator determinante do futuro da organização.
Gestão do capital humano: 4 passos para melhorar os resultados