O eu, o outro e o nós Visa a construção da identidade e, também, da subjetividade da criança. As experiências se relacionam ao autoconhecimento e à promoção de interações positivas com professores e demais colegas. ... A partir dessas experiências, as crianças vão aprendendo a perceber a si mesmas e aos outros.
O que são os campos de experiência da BNCC?
Assim, os campos de experiência da BNCC favorecem o desenvolvimento amplo da criança: motor, linguístico, cognitivo e socioemocional. Continue a leitura para conhecê-los mais de perto e conferir exemplos de como explorar cada campo junto aos pequenos!
Educação Infantil: 6 planos de atividade para trabalhar os campos de experiência
As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1) Linguagens, 2) Matemática, 3) Ciências da Natureza e 4) Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental.
As competências específicas da área do conhecimento guardam relação com conceitos diretamente relacionados a determinado campo de saber. É um ponto de intersecção entre as competências gerais e as competências especificas do componente.
As múltiplas linguagens é um processo de reconhecimento da aprendizagem e do desenvolvimento integral da criança, no qual cria e recria, usa sua imaginação e organiza o espaço a qual está inserida.
A linguagem é o aspecto mais amplo, ou seja, é a capacidade de comunicar-se, de compreender e ser compreendido (expressões faciais, tremores, lágrimas e sorrisos); já a fala é a expressão desta, isto é, a forma como transmitimos as nossas ideias. ...
A linguagem é uma das condições de socialização de nossa existência e marca um momento decisivo da infância, sendo a Educação Infantil um local privilegiado para a promoção de situações comunicativas. Segundo Piaget (1942), há uma estreita ligação entre a linguagem e o pensamento, que a precede.
BNCC da Educação Infantil: como desenvolver práticas de linguagem
Sendo assim, todos os tipos de linguagens, tanto musical, verbal, escrita, pictográfica, visual, são formas de comunicação social. As crianças possuem, por isso, diversas formas de se comunicarem, se expressarem, mostrarem os seus desejos, seja entre elas ou com os adultos.
O desenvolvimento da linguagem se divide em dois estádios: pré – lingüístico, quando o bebê usa de modo comunicativo os sons, sem palavras ou gramática; e o lingüístico, quando usa palavras. No estádio pré – lingüístico a criança, de princípio, usa o choro para se comunicar, podendo ser rica em expressão emocional.
Desenvolvimento da fala entre um e dois anos, a maioria das crianças:
O desenvolvimento infantil para a teoria de Piaget considera 04 fases no que diz respeito a cognição, que são: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Nessa fase a criança desenvolve a competência de manter a concentração em sensações e movimentos.