Top 5 - Os corpos celestes
meteorito Hoba
Para efeitos de comparação, a bomba nuclear jogada sobre Hiroshima liberou cerca de 13 quilotons de TNT de energia....Cazaquistão:
Utilizando análises estatísticas e simulações gravitacionais eles sugerem que um cometa, de até 80 km de diâmetro e aproximadamente 1 trilhão kg, saiu da Nuvem de Oort, se aproximou de Júpiter e foi repelido pelo seu campo gravitacional em direção ao Sol.
370 m
Na sexta-feira, 13 de abril de 2029, o Apófis irá passar pela Terra entre as órbitas de satélite de comunicação geosíncronos. Depois desta passagem ele irá retornar para outra passagem próxima à Terra em 2036.
525 m
Em 20 de outubro de 2020 a sonda pousou no asteroide e coletou algumas amostras para um estudo aprofundado. O retorno da sonda à Terra está previsto para setembro de 2023. O asteroide possui potencial para atingir a Terra e está listado na Tabela de Risco Sentry.
Benu (do verbo egípcio ueben, "brilhar", "erguer"), também grafado Bennu, era na mitologia egípcia uma ave legendária parecida à extinta garça de Heron (Ardea bennuides).
Meteoritos brasileiros
A queda de um meteoro superluminoso foi registrada no Rio Grande do Sul, no início da madrugada desta quinta-feira (1°). Segundo o Observatório Espacial Heller & Jung, o objeto entrou na atmosfera a uma altitude de 100 km e explodiu às 1h09, na região de Caxias do Sul.
De acordo com a BRAMON (Rede Brasileira de Observação de Meteoros), um dos pedaços da rocha que resistiram à queima na atmosfera possivelmente caiu na cidade de Tiros, também em Minas Gerais. Um dos fragmentos foi encontrado por um fazendeiro e, agora, nosso país tem um novo meteorito.
Se o risco originado tiver uma cor avermelhada ou marrom é provável que a amostra seja uma hematita. Geralmente a primeira coisa que conseguimos perceber ao tentar identificar um possível meteorito é o seu formato, cor e textura da superfície.
A próxima segunda-feira (14) será astronomicamente especial. Em um mesmo dia ocorrerá a melhor chuva de meteoros de 2020 e também um eclipse total do Sol.
Dia 22 - Chuva de meteoros Líridas Em 2021, ela rola entre os dias 21 e 22 de abril - torça para o céu estar claro por volta da 1h da manhã. Vai dar para ver as "estrelas cadentes". Espera-se que vejamos, em média, 18 meteoros por hora.
Devemos ter algo entre 7 e 15 meteoros por hora, e os melhores locais para a observação são os mais escuros, afastados dos grandes centros urbanos. E ainda o momento mais favorável para observar o fenômeno fica entre às 3 horas e o fim da madrugada.
Superlua, eclipse, lua azul... Veja quais são os fenômenos mais aguardados do ano para a ciência. O ano de 2020 tem o calendário astronômico cheio de fenômenos importantes. A superlua, os eclipses e as chuvas de meteoros farão do céu um lugar ainda mais interessante e curioso.
Quando a Lua entra na região da umbra, podem ocorrer os eclipses lunares parcial e total. O eclipse parcial ocorre quando apenas parte da Lua é obscurecida pela sombra da Terra e o total, quando toda a face visível da Lua é obscurecida pela umbra. ... Um último tipo de eclipse lunar raro é denominado eclipse horizontal.