As quatro principais categorias das macromoleculas na celula são:
São biomoléculas de elevada massa molecular, podendo ou não apresentar unidades de repetição. Participam da constituição da maioria dos seres vivos. Palavras-chave: Bioquímica, substâncias orgânicas, polímeros, proteínas, polissacarídeos, lipídeos.
Compostos químicos das células dos seres vivos As biomoléculas auxiliam nos processos químicos dos seres vivos e em geral são classificadas como orgânicas, mas podem também ser inorgânicas. ... Esses compostos estão interligados diretamente com o metabolismo energético do indivíduo.
Macromolécula define-se como uma molécula orgânica de elevada massa molecular relativa, podendo ou não apresentar unidades de repetição. Aquelas que apresentam unidades de repetição são denominadas polímeros.
Carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos são moléculas orgânicas encontradas nos seres vivos.
Tipos de moléculas Observe: Moléculas discretas: são as moléculas formadas por um número pequeno ou restrito de átomos. Estão presentes no estado gasoso e também no estado condensado; Molécula gigante: são as moléculas formadas por aglomerado de átomos ou íons.
Existem 92 tipos diferentes de átomos e mais 25 que já foram produzidos em laboratório. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Assim como os átomos que constituem as moléculas, elas também são minúsculas, tanto que há 000 000 moléculas em apenas 18 g de água.
ligação de hidrogênio
Para formar uma molécula dessa substância são necessários dois átomos de hidrogênio e apenas um de oxigênio, que se ligam por ligações covalentes (H-O-H). ... Nesse tipo de ligação, os elétrons dos átomos são compartilhados.