Regras de acentuação gráfica
A acentuação serve para auxiliar a representação escrita da linguagem. Quando ouvimos, distinguimos com facilidade uma sílaba tônica de uma sílaba átona. Quando lemos, entretanto, não é tão fácil, o que pode dificultar a leitura.
Alguma palavras são acentuadas devido as regras e a necessidade de colocar os acentos, existem os acentos diferenciais que são usado para distinguir certas palavras, ou seja evitar ambiguidade. Explicação: ... Por causa do acento podemos diferenciar uma palavra da outra.
São acentuadas as paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ão/ãos, ã/ãs, ps, on/ons: júri/júris, vírus, caráter, têxtil, tórax, hífen (hifens não tem acento), fórum/fóruns, órgão/órgãos, ímã/ímãs, bíceps, próton/prótons.
Em termos práticos, [que] é acentuado quando monossílabo tônico. E não é acentuado quando átono. No entanto, em determinados casos, há certa dificuldade em distinguir o tônico do átono. Portanto, vamos ver os casos em que ocorre o acento ou não.
Resposta. As palavras são acentuadas de acordo com sua sílaba tônica. ... Sótão é uma palavra paroxítona, pois sua sílaba tônica se encontra na penúltima sílaba.
1. Compartimento entre o telhado e o último andar de um edifício, geralmente com tectos inclinados. 2. [Pouco usado] Terraço no alto de um edifício.
Fácil, adjectivo, leva acento agudo, porque é uma palavra grave terminada em l. Facilmente perdeu o acento (mas continua a ser acentuada na pronúncia), como qualquer advérbio terminado em -mente, depois da reforma ortográfica luso-brasileira de 1971-73. Escrevia-se, até então, "fàcilmente" (com acento grave).
Por quê? É por causa da regrinha: todas as paroxítonas são acentuadas, menos as que terminam em -a, -e, -o, -em, -ens, ou que contenham os ditongos abertos -éi e -ói. E no caso de mágoa, série e pátio, por exemplo, por que são acentuadas se terminam em -a, -e, -o???
Resposta. Acentuam-se as vogais i e u quando antecedidas de vogal com a qual não formam ditongo. Ex.: cafeína, proteína, raízes, ruído.
Acentua-se a palavra abdômen porque trata-se de uma paroxítona Terminada em "n". Já o plural, abdomens, não é acentuado pois as palavras terminadas em "ens" são acentuadas quando são oxítonas (ex. : parabéns).
Na verdade, as duas formas de escrita estão corretas e podem ser encontradas nos dicionários. Um dos significados da palavra é “parte do corpo humano que encerra os intestinos”. Tem como sinônimos “barriga”, “ventre”. Exemplo: “O paciente passou por cirurgia no abdômen (ou abdome)”.